10 Dicas Para Quem Vai Morar no Exterior.

Você é o tipo de pessoa que gosta de se aventurar por ai, em viagens diferentes das que a maioria das pessoas fazem? Ou você pretende morar no exterior, para adquirir mais experiência na vida ,vivendo longe da família e dos amigos? Ou quem sabe você quer estudar em outro país para aprimorar os seus conhecimento e curriculum? Ou simplesmente você é uma aventureiro e sonha em morar fora do Brasil… porque é o seu sonho? Se você se encaixa em uma dessas situações, com certeza quer ler este artigo que resolvi escrever hoje,  São algumas dicas para quem vai morar fora do Brasil. Quero falar dos desafios que temos ao decidir morar no exterior.

Como todo jovem, eu também já tive esse sonho. O realizei e confesso que não me arrependi. Porém, muitos desafios tive que enfrentar nessa minha caminhada nos Estados Unidos. Quando você chega ao seu destino, tudo é maravilhoso. Parece até que você está em uma Lua de Mel. Esse processo é rápido e logo você está vivendo a rotina normal. Nada assustador, apenas há que ter em mente que agora você vive em outra nação e terá que se adaptar aos costumes locais. Assim como as leis também. Aliás aqui vai minha Primeira Dica, estude bastante sobre as leis do país que você escolheu para viver. Uma vez morando neste país, não transgrida as leis locais.  Lá fora não existe o jeitinho brasileiro. Se você cometer erros, pagará por eles. Fique atento principalmente as leis de transito. Para o seu próprio benefício, jamais beba e sai dirigindo por ai, é cadeia na certa.
Segunda Dica, se foque nos seus objetivos e se afaste de qualquer acontecimento que te tire do seu caminho. Procure desde o princípio fazer amizades com pessoas que estejam à sua volta e não fale o seu idioma nativo. Se estudar é o seu objetivo, se esforce e trabalhe duro para realiza-lo.
Terceira Dica, Estude o idioma antes mesmo de sair do Brasil e o perfeiçoe uma vez morando no seu novo endereço. Falar corretamente é o caminho mais curto de alcançar o sucesso. Leituras e uma boa amizade ajuda muito neste processo. A TV e os filmes também são boas fontes para aprender um idioma.
Quarta Dica, procure se envolver em algum trabalho social na sua comunidade. Pode encontrar alguns grupos de ajuda humanitárias na própria escola onde você estuda. As Igrejas também são boas referências para encontrar esses trabalhos sociais. Mas se não é estudante, na internet encontrará essa informações. O trabalho humanitário é muito bem visto lá fora e irá agregar muito no seu curriculum.
Quinta Dica, Seja honesto e cordial com as pessoas. Mostre que você vêm de uma cultura onde as pessoas respeitas os direitos dos outros. Assim, você também estará divulgando o Brasil para o mundo e se promovendo. Desta forma construindo a sua própria identidade na sua nova comunidade.
Sexta Dica, passado o Período da Lua de Mel, já integrado na rotina, você ai ter momentos em que sentirá muita falta da família e dos amigos, das coisas que fazia etc. Se perguntará porque está fazendo isso. E, terá momentos ainda piores em que pensará em voltar. Não se desespere, primeiro você tem de pensar que fez essa escolha e tem objetivos a cumprir. Não se deixe abalar por momentos assim. Tire isso do seu pensamento e siga trabalhando nos seus planos.
Sétima Dica, seja criterioso em tudo que você for fazer. Desde a escolha do local onde você  vai morar passando pelas escolhas das pessoas que você vai querer como suas amigas. Isso não quer dizer que você terá de ser exigente, mas apenas ter cautelas. Sabendo se vestir bem e frequentar os melhores locais da região você vai se promovendo. Ao praticar essas orientações você estará se comportando como um gentleman ou lady.
Oitava Dica, não gaste o seu rico dinheiro em coisas desnecessárias, pois poderá lhe fazer falta amanhã. Conheço gente que chegou para morar em New York e logo nos primeiros dias saiu comprando tudo que encontrava pela frente. Resultado, ficou na pior em poucas semanas.
Nona Dica, seja honesto ou honesta com as pessoas que o cercam. Construa um ambiente confiável de mão dupla na escola, no trabalho e em casa. Só assim poderá ter a quêm recorrer em caso de uma precisão no futuro. A honestidade é uma excelente identificação em qualquer parte do mundo. Principalmente para você que está em terras estranhas e sem família.
Décima Dica, escreva sobre suas experiências desde os primeiros dias de sua mudança. Isso fará com quer mude o foco da sua solidão e você compartilhe com familiares e amigos sobre sua história. Coloque todos os seus sentimentos no papel, ou seria computador? Faça esse diário ou blog, que um dia poderá até se transformar em um livro de memorias. Até mesmo um manual para quem vai estudar fora como você. Já pensou nesta possibilidade.?

Eu poderia ficar aqui horas escrevendo sobre dicas para quem está de mudanças para o exterior. Mas cada um vai usar do seu bom senso para fazer do seu jeito. Desde que o faça  corretamente. Só queria acrescentar que morar no exterior é uma experiência ímpar na vida de qualquer um. Você passa a ser um cidadão do mundo e, o mais certo é que depois desta vivência, você nunca mais se sinta em casa ao voltar a morar no Brasil, mesmo sabendo que é sua pátria. Existe uma frase muito famosa que é sempre sitada entre os brasileiros de New York. Esta frase foi falada por Tom Jobim durante uma entrevista quando aqui morava.  “Aqui é bom mas é uma merca, já o Brasil é uma merda mas é bom”.
RECOMENDAMOS QUE LEIA TAMBÉM:

O Outono é Uma Estação Linda em New England.
Consulado Americano Vai Melhorar o Atendimento em São Paulo.
A Baixa Temporada Deve Ter Mais Turistas Europeus.
Aventura Por Terra de New York a Fortaleza

Deixe uma resposta