Agências e Operadoras de Viagens: Como Evitar as Fraudes Antes de Comprar um Pacote de Viagem?

Você sabe como evitar as fraudes antes de comprar um pacote de viagem? Aposto que a maioria das pessoas nem se preocupam com esta possibilidade. Mas ela existe e é muito recorrente no Brasil. De tempos em tempos estoura na mídia a notícia de um grupo de pessoas que fora deixados para trás pela agência de viagem que vendeu o pacote e desapareceu com o dinheiro, sem a devida prestação do serviço oferecido.

É o que está acontecendo desde segunda-feira com os passageiros da operadora Trip & Fun de São Paulo. É uma pena que ainda exista pessoas capazes de deixar tanta gente com as malas nas mãos, sem passagens, reservas de hotéis e outros serviços pagos.

Para evitar desperdício de dinheiro, tempo e acabar com o sonho de realizar uma viagem de férias, têm algumas precauções que o passageiro desavisado deve tomar antes de contratar os serviços de uma Operadoras ou Agências de viagem.

– Primeiro deve se fazer uma pesquisa nos órgãos competentes para saber a idoneidade da empresa e seus comandantes. Pode se pesquisar noPROCON por exemplo. Mas ainda é bom checar os registros na Embratur e ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens. Também é recomendado procurar outras pessoas que compraram anteriormente da agência.

Pesquise sobre reclamações feitas contra esse empresa, por outros passageiros junto no PROCON.

– Informe-se sobre os documentos necessários para a viagem se ela for para fora do Brasil. Passaportes, vistos, autorização para menores, vacinação e, sempre os providenciar com antecedência.

– Ao assinar um contrato, certifique-se de que tudo que foi acertado na compra, consta neste contrato e em caso de algum serviço não sai de acordo, você têm documentos para lutar na justiça pela devolução do dinheiro pago.

–  Se a Agência vier a cancelar a sua programação, você terá direito ao ressarcimento dos valores pagos e ainda será indenizado por danos morais e outros prejuízos com gastos extras durante a sua viagem.

Ao fecha um negócio, a Operadora ou Agência de viagem, têm a obrigação de fornecer ao cliente, todos os comprovantes de reservas em hotéis, traslados de chegada e saída, bilhetes de passagens aéreas, além dos recibos mostrando os valores pagos.

O fato ocorrido nesta semana Com a Operadora Trip & Fun, é mais um alerta para os passageiros. Todo cuidado é pouco, porque infelizmente no mercado de  viagens ainda têm mãos profissionais.

E você, já foi vítima de uma dessas agências de viagem. Conte a sua história aqui nesta comunidade. Como foi o processo para reaver de volta o que pagou, a justiça funcionou para você ou ainda espera um veredito final? suas dicas podem ser muito importantes para os cerca de 6 mil passageiros deixados na rua por esta agência de viagem.

1 Comentário

  1. Patricia disse:

    A ZarpaNet é uma agência muito séria. Viajei recentemente e não tenho do q reclamar.. foi ótimo!

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!