Apolo 11, Uma viagem Lunar.

Em 20 de julho de 1969 foi o dia em que os três astronautas americanos desceram na Lua. O Sir. Neil Armstrong foi o primeiro a caminhar sobre o solo lunar. Naquela ocasião, eu garoto sapeca de apenas 8 anos de idade, recém completados, estava na casa dos meus avôs paterno. Acho que o nome da rua era Joaquim Alves na Praia de Iracema, em Fortaleza Ceará. Ali tinha uma vila, com mais ou menos 9 casas. Nos morávamos na penúltima casa e na última casa, morava um oficial da Aeronáutica. Ele tinha dois filhos que tinham mais ou menos a mesma idade que eu.

Em frente essas duas casas tinha duas castanholas que faziam sombra intensa para cacimba coberta com uma placa de cimento. Este era o meu recanto para as travessuras de criança, juntamente com os dois filhos do oficial da Aeronáutica. Era sobe essas castanholas que ele montava os seus aviões miniaturas para a coleção que mantinha na sala da sua casa.

Continue lendo que você vai entender o porque deste post.

Na casa dos meus avôs não tinha TV, mas eu tinha acesso quase que irrestrito em toda a vizinhança. Numa destas, entrei na casa a esquerda e me deparei com todos assistindo aquela cena que não entendi muito sobre o que era. De qualquer forma me lembro claramente de ver aquela máquina com três pés  como se fosse realmente um tri-pé e alguém caminhando nas proximidades. Parecia que aquela pessoa estava em câmera lenta. Vestia aquela roupa estranha e também tinha capacete. Essa foi a minha primeira impressão do homem chegando à Lua que guardei na memória.

Me lembro também dos comentários de todos que estavam ali na sala. A maioria não acreditava que era verdade. Falavam em truque de imagem, em montagem e coisas do gênero. Outros estavam cépticos e incrédulos mas calados. Eu apenas passei em frente a TV e continuei as minhas travessuras do dia.

Alguns dias depois alguém me deu uma camiseta escrito Apolo 11, com a foto da nave espacial. Não é que usei aquela camiseta por muitos anos e até me lembro da cor bege da mesma. Eu acredito  que minha mãe a colocou no lixo, porque me lembro também ter usado-a com uns furinhos, de tão velha.

Os anos passaram e me mudei pra Nova York em 1986. Um belo dia, trabalhando em um Hotel na cidade de Greenwich, no Estado de Connecticut, me deparei com o próprio Neil Armstrong. Era julho de 2001 e eu chegava para o trabalho no final daquele dia de verão. A princípio, não sabia quem era aquela pessoa, mas o Bar Mam me soprou o nome dele. Claro que liguei logo à pessoa com aquela cena de 1969. Também me veio à memória a cena na televisão na casa do nosso vizinho da praia de Iracema.

Não resistí e na primeira oportunidade me aproximei do Sir Neil Armstrong. Ele foi solícito e tivemos alguns minutos de prosa na entrada do Hotel. Aquele foi o momento ideal para que eu pudesse me aproximar dele.  Ele estava sozinho esperando o carro que iria leva-lo ao evento que estava participando pertinho dali. Enquanto isso aproveitei para também ter o meu momento histórico. Eu que era apenas um garoto e morando no Brasil em 1969, nunca poderia imaginar que um dia iria apertar a mão do primeiro homem a pisar em solo Lunar.  Para mim, aquele foi um momento que também guardo na memória e terei o prazer de contar aos meus netos.

Neste sábado 25 de agosto de 2012, Neil Armstrong passou dessa pra melhor, mas deixou um legado para a humanidade que ainda falta descifrar muitos detalhes de sua chegada à Lua. A nave Apolo 11 fez uma viagem Lunar que abriu caminhos para o imaginário humano. Também deixou dúvidas e perguntas que jamais foram respondidas, mas com certeza o o Sir. Neil Armstrong tinha consigo as respostas. Respostas estas que a NASA jamais autorizou a divulgação. É sabido nos bastidores que contatos extra-terrestres foram feito durantes as viagens lunar. E porque nunca isso foi revelado para a humanidade? Primeiramente porque a NASA acreditava que isso poderia causar pânico entre os seres humano na terra e por razões outras que a Forças armadas e a própria NASA consideram de segurança Nacional.

Se 1972 foi a última viagem para à Lua, 40 anos atrás, alguma coisa aconteceu para a NASA interromper  a exploração Lunar que havia começado em 1969. Porque será que hoje eles querem ir bem mais longe e não continuam explorando à Lua que está há apenas 200 mil quilômetros da terra? Isso é outra questão!

E você, o que faria se de um momento para outro desse de cara com o primeiro homem a pisar na Lua, daria um branco ou faria perguntas sobre à sua aventura?

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!