Brasil e USA se Juntam para Eliminar a Exigência de Vistos para Viajantes dos Dois Países.

Deu nos portas essa semana, Brasil e Estados Unidos iniciam processo para o fim da exigência do visto. Este foi o título do post do Melhores Destinos da última quinta-feira, mas o assunto veio a tona na quarta-feira com a visita ao Brasil da Secretária de Segurança Nacional dos USA Janet Napolitano.

Desde o início do ano que o assunto “visto americano” vem sendo destaque nos portais de notícia e Blogs de viagem. O Presidente Barac Obama anunciou em Janeiro sobre as melhorias que seriam implementadas no atendimento aos solicitantes de visto no Brasil, para o seu país. Desde então viu-se realmente uma melhora considerável e o número de visto concedidos vem crescendo a cada dia.

O Brasil deverá em breve entrar no seleto grupo dos atuais 36 países que já fazem parte do Visa Waiver, que é um acordo onde não há a exigência de visto de entrada.  Para os brasileiros atingir esta posição, existe alguns requisitos e um deles é porcentagem de aprovação de visto. Em 2011 a porcentagem de aprovação foi de 95%, e este ano ela chega a 96%. Atingir o mínimo de 97% de aprovação dos vistos de brasileiros é atingir uma destas exigências, o que parece que o Brasil não está muito longe do ponto.

Não se enganem, o Brasil não passou a ser a menina dos olhos verdes de uma hora para outra. Mas passou a ser a “Galinha dos Ovos de Ouro” na visão do governo americano. A economia tomou outros rumos na última década e com isso veio um crescente número de viajantes desembarcando no país do norte. Além disso, os brasileiros são os turistas que mais gastam no comércio americano, em média $5 mil dólares por pessoa.  As compras é um dos principais motivos das viagens aos US. Sem falar nos gastos com hotéis, restaurantes, passeio, aluguel de carros e tantos outros serviços.

A paquera é tão intensa que mesmo antes de O Presidente da República anunciar em Orlando que iria melhorar a qualidade dos serviços nos consulados americano no Brasil, já havia um trabalho intenso de lobistas do Departamento de Comércio dos US, junto ao Congresso americano e à Casa dos Representantes(Câmara dos Deputados). A solicitação;  aprovar uma lei que elimine a exigência de vistos de viagem para brasileiros. Os efeitos parecem ter sido positivo com o início dos trabalhos conjunto entre a Secretaria de Segurança Nacional dos Estados Unidos e o Itamaraty. Apesar de ainda não existir uma data para se anunciar, mesmo assim é possível que num futuro próximo os brasileiros e americanos possam viajar entre as duas nações livremente.

Se o leitor pensa que o Consulado americano pega pesado com os brasileiros, é porque não conhece as exigências dos consulados brasileiros nos Estados Unidos. Uma delas é a apresentação da passagem de ida e volta junto com a documentação exigida na solicitação do visto brasileiro. Os americanos não pedem a passagem para te dar um visto. Portanto eu acho que o Brasil ainda têm muito o que evoluir neste campo. Sem contar que ainda não temos um sistema de visto eletrônico e estámos devendo para países como México que oferece aos brasileiros já por algum tempo.

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!