Por Que Visitar o Canadá?

Entre tantas cidades espalhadas pelo mundo, repletas de belezas naturais, paisagens exuberantes. Com qualidade de vida invejável e várias outras características. Fica a pergunta: por que, afinal de contas, conhecer o Canadá?

Especialmente para os brasileiros, os motivos são bastante simples. O singular respeito e hospitalidade para com os visitantes do Brasil (o que não é tão comum quando se fala em países desenvolvidos). A sua qualidade de vida (para muitos, incomparável). A educação e civilidade dos canadenses e, principalmente, o respeito à diversidade cultural. Que, diferentemente do passado, hoje vem sendo bastante incentivado.

Tudo isso faz do Canadá um dos destinos preferidos por milhões de turistas de todo o mundo. Só de brasileiros, estima-se que mais de 100 mil visitaram o país em 2015. Um recorde absoluto, que só foi abalado pela atual crise política e econômica do nosso país.

As viagens de trem, por exemplo, são uma verdadeira febre entre os brasileiros. Pela possibilidade de contemplar paisagens deslumbrantes, montanhas rochosas, lagos, sítios arqueológicos, entre outras belezas naturais. Isso levou até uma importante companhia de trens canadense a aumentar em 1/3 a quantidade de passagens exclusivas para brasileiros no ano passado. Além de autorizar uma versão totalmente em português do site da empresa.

Tudo isso com o objetivo de atrair cada vez mais turistas e mochileiros brasileiros. E, obviamente, incrementar a sua economia com a ajuda desse setor.

Mas, especificamente, por que visitar o Canadá?

Basicamente, os principais motivos são:

Os imigrantes são bem vindos no Canadá.

Sem dúvida, essa é a principal característica do país que, desde o século XVII, é reconhecido como um pólo de atração para imigrantes de todas as partes do mundo. E isso devido ao fato de sempre ter sido um território com dimensões continentais e de baixa densidade demográfica.

Tanto é assim que, em 1967, foi criado o programa Immigration Action. E cujo principal objetivo era o de facilitar a entrada de “Imigrantes Habilitados” (que atendessem às características de idade, nível educacional e de conhecimento das línguas inglesa e francesa). Mesmo que fossem refugiados. O país ganhou, por isso, o epíteto de “Território dos Imigrantes”. Com uma das mais altas taxas de estrangeiros do planeta.

Respeitam as diferenças

Algo que faz valer a pena visitar o país é a sua capacidade de acolher as mais diversas etnias, crenças, ideologias políticas, sem que, com isso, haja grandes distúrbios ou abalos sociais.

Não restam dúvidas de que a sua política agressiva de incentivar a imigração com base em critérios rigorosíssimos seja um dos principais fatores de estabilidade social. Porém, muitos são capazes de jurar que o próprio fenômeno da imigração é capaz de criar um clima de tolerância, já que a diversidade passa a ser algo totalmente natural.

Só para se ter uma ideia da preocupação com o respeito às diferenças no Canadá, em 1982, com o objetivo de tentar sufocar a intolerância no país, foi elaborada a “Carta de Direitos e Igualdade”, que proibia terminantemente a prática da discriminação sobre qualquer indivíduo que habitasse o solo canadense.

No Canadá Têm Qualidade de vida

Aqui temos um consenso. 10 entre 10 brasileiros consideram a qualidade de vida uma das principais responsáveis pela escolha do Canadá como uma segunda pátria.

São diversas as provas: Toronto foi considerada pela The Economist a melhor cidade para se viver. Vancouver a 5ª melhor (pela empresa de consultoria Mercer). O fato de o Canadá ser considerado há mais de duas décadas, um dos 10 países com melhor qualidade de vida no mundo, e estar sempre entre os 10 melhores IDHs; além de ter quase 100% da sua população alfabetizada. Esses já são motivos suficientes para que valha a pena conhecer o país.

A “Carta de Direitos e Igualdade” (1982) foi uma forma de tornar o Canadá um símbolo da diversidade.

É uma das Nações mais Exóticas

Incríveis formações rochosas, sítios arqueológicos valiosíssimos, inúmeros lagos repletos de lendas e magia, além do fato de ainda não ser totalmente explorado (o frio contribui muito para isso!) são alguns dos motivos para o Canadá ser considerado um dos países mais exóticos do planeta.

Além disso, a atual preocupação em preservar o seu passado, na figura dos “Aboriginal Peoples”, em que se destacam os “First Nations” ou Primeiros Habitantes”, também o credencia como um país diferente.

Incentiva o Intercâmbio Estudantil

Essa é uma das principais características do país e também um dos motivos para que conhecer o Canadá valha a pena.

Desde a década de 20, do século passado, essa nação mantém uma tradição de incentivar o intercâmbio estudantil, e mesmo cultural, permitindo a troca de experiências com vários povos ao redor do mundo.

Especificamente com relação ao intercâmbio estudantil, a característica de ser uma nação bilíngue, com pouco ou quase nenhum regionalismo, faz com que os estudantes possam aprender o inglês ou o francês “puro”. O que, sem dúvida, torna o aprendizado de línguas mais atraente no país.

A culinária tem Características brasileiras

Não que sejam idênticas. Mas o fato de ambas utilizarem a mistura de influências em suas culinárias faz com que haja uma certa similaridade entre a cozinha brasileira e a canadense. Ao menos do ponto de vista conceitual.

Lá não é nenhuma surpresa encontrar a culinária japonesa, brasileira, portuguesa, árabe, italiana, entre outras, à disposição do visitante e sem grandes dificuldades.

Mas também receitas e iguarias típicas canadenses. Como o Poutine, o Maple Syrup, as famosas Butter Tarts  e o Double-Double, que são verdadeiros patrimônios nacionais.

São amantes das artes

Por fim, essa característica que também explica o porquê de valer a pena visitar o país, e que faz dele um dos destinos preferidos dos brasileiros.

A dança enérgica e impactante da La La La Human Steps. Grupo criado no início dos anos 80 pelo coreógrafo canadense, Édouard Lock, e extinto em 2015, influenciou artistas como David Bowie, Kevin Shields, Frank Zappa, entre outros.

A originalidade do Cirque du Soleil. Considerada “A maior companhia de circo do mundo”, cujo nome foi capaz de tornar-se referência no mundo das artes. Mesmo não tendo mais que 30 anos de existência.

Sem contar a poesia de Leonard Cohen. A inovação do Teatro Quebec. A beleza do National Ballet of Canadá, a paixão pela música clássica, entre outras expressões da cultura canadense, que são referências em todo o planeta.

E aí, pronto para conhecer o Canadá? Comente e compartilhe este artigo em suas redes e continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!