Eventos Brasileiro em Nova York no Verão de 2012.

Nova York como capital do mundo, abraça todas as culturas. Nesta levada o Brasil está sempre presente com sua cultura e o seu povo sendo representado por aqui das mais variadas formas. Neste verão de 2012 não tem sido diferente e Nova York vêm recebendo muitos eventos brasileiros e outros que continuarão a acontecer até o mês de setembro. O maior de todos eles, O Brazilian Day acontecerá no dia 2 daquele mês. Iremos falar mais no decorrer deste post.

O Jornal mensal The Brasilians que é direcionado à comunidade brasileira mas também aos americanos, pois é editado nas duas línguas, fez uma pequena listagem de todos os eventos dos meses de maio e junho. São eventos nos palcos de teatros e salas de cinema, casas de show e outros locais. A música brasileira está muito presente no verão de Nova York. No Central Parque o Festival Brazil Sumerfest com artistas do calibre de Bebel Gilberto, Os Mutantes, Criolo e muitos convidados. No Lincoln Center a homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga no Midsummer Night Swing com muito Forró trazidos por outros mestres desse rítimo tão brasileiro.

Com tantas opções assim não tem como não curtir um verão tão brasileiro em Nova York. Música para todos os gostos, além das mostras de cinema e teatro. O centenário de Nelson Rodrigues também sendo lembrado com a peça A Serpente, uma das mais importantes da carreira do escritor brasileiro. O Grande Pianista Nelson Freire se apresentou no dia 31 de julho no Lincoln Center, no prestigiado Mostly Mozart Festival. Destacou o New York step-by-step.

Uma das maiores lojas de departamentos dos Estados Unidos, a Macy’s, inaugurou a partir da loja de Nova York, uma secção somente com produtos brasileiros. Pode-se encontrar desde as fitinhas do Senhor do Bom Fim a artigos mais sofisticados. Os preços dos artigos brasileiros estão com os preços bem salgados na Macy’s. mas dar para perceber o influência que o Brasil está tendo por aqui.

No final do verão Yankee acontece o grande evento brasileiro em Nova York. O Brazilian Day, que em 2012 vai ser celebrado no dia 2 de setembro quando está comemorando 28 anos de existência desta grande festa nas ruas de Manhattan.

A primeira vez que frequentei foi em 1986, quando era apenas dois quarteirões da rua 46( a Little Brazil), tomadas pelos brasileiros que viviam na região de Nova York. Na época com apenas dois anos, a festa brasileira era apenas um embrião. Os anos se passaram e ela chegou a sua maturidade e pode receber em 2012 mais de 1.5 milhões de pessoas.

Quando comecei a frequentar esta festa, sabia que a idéia era celebrar o 7 de setembro, feriado nacional. Acho que a coisa mudou muito neste últimos anos e a festa se tornou um super-evento de massa. depois que a Rede Globo Internacional se envolveu do a festa, ela se tornou gigante a cresce a cada ano. Em  2012 terá a presença do cantor Latino e a dupla sertaneja Jorge e Mateus.

Se você estiver em Manhattan nesta data vale uma conferida no Brazilian Day, que de tão popular se transformou em uma das maiores manifestações da cultura brasileiras no mundo. O fato é que hoje, outros países estão promovendo também o Brazilian Day, por influência da festa de Nova York. Descubra onde esta festa estará acontecendo a partir do site da Globo Internacional.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!