Ilha de Cozumel: Bate e Volta ou Pousar?

Olá leitores viajantes. Estou retornado de uma viagem de uma semana a Cancún e depois de explorar muitas atrações locais, vou tentar te passar algumas dicas para você organizar sua temporada por lá também. Uma desses atrações é a Ilha de Cozumel, que você não pode deixar de visitar.

Visitar Cancún e não visitar a Ilha de Cozumel é um pecado, principalmente se você gosta de belezas naturais, águas limpas, mergulho e frutos do mar. Sem contar que San Miguel de Cozumel fica a uma pequena distância ao sul de Cancún.

Mesmo você estando hospedado no agito de Cancún, pode fazer um bate e volta a Cozumel. Mas se preferir e estiver apenas querendo descansar, eu recomendo se hospedar na ilha, que é um lugar ideal para as crianças também.

Na Ilha de Cozumel também é possível ficar nos Resorts All Inclusive com direito a serviço completo, ou hotéis que apenas serve o café da manhã.

https://goo.gl/maps/zKEYYwvGKYz

Sendo a segunda maior ilha do México, ainda assim pode-se considerar um lugar pequeno, com 17 quilômetros de largura(leste-oeste) e 48 de quilômetros de cumprimento(norte a sul).

Cozumel é muito procurada pelos mergulhadores devido a existência da segunda maior barreira de corais do mundo, que se encontra em suas águas. A maior delas fica na Austrália. Com uma visibilidade média de 30 metros de profundidade, os praticantes deste esporte encontram em Cozumel um local ideal para explorar e desfrutar  de uma vida marinha diversa.

Por do Sol

– Um Pouco da História – Em Cozumel, depois da segunda Guerra Mundial, com a construção de estradas e infra-estrutura de serviço, abriu-se o caminho para a exploração do turismo. Prática até então desconhecida pela população local que vivi apenas à base da pesca, principal fonte de renda da época.

Foi ai que chegou em 1960, o Oceanográfico Francês Jacques Cousteau atraído pelas águas cristalinas da ilha. Ele voltou para casa com as histórias de belas vistas subaquáticas, que passaram a ser divulgadas por canais de televisão em todo o mundo.

A partir das divulgações desse trabalho, os amantes do mundo submarinho passaram a ter conhecimento da existência da ilha de Cozumel.

Os cruzeiros internacionais criaram então, as rotas caribenhas com direito a uma parada na ilha de cozumel, e eles não param de chegar. Em média quatro por dia.

Hoje esse destino é rota obrigatória para esses cruzeiros e também mergulhadores que não param de chegar, além de turistas que chegam por via aérea, ou terrestre até a Playa del Carmen, onde embarcam no Ferry.

Ferry para Cozumel

Como Chegar a ilha de Cozumel?

basicamente você têm três opções para chegar a Cozumel. Fazer um cruzeiro que tenha a ilha como um dos destinos na rota.

Pegar um voo a partir de Cancún ou Merida pela Mayair. Ou, se você já estiver em Cancún, aconselho a alugar um carro e seguir para a Playa del Carmen, de onde sai o ferry para a ilha.

São três companhias de Ferry que sai a cada 30 minutos e a viagem dura em média de 25 a 35 minutos. Chequei três empresas que fazem a travessia. A mais nova delas cobra $20 de ida e volta. A México Water Jets cobra $24 ida e volta e a mais antiga, Ultramar o preço é de $30, também ida e volta. E você ainda têm a opção de embarcar o seu carro, mas não aconselho por ser muito caro e uma travessia bem mais complicada.

DSC_0028 DSC_0029 DSC_0005 DSC_0013 Ferry para Cozumel

– Bate e volta ou pousar? – a não ser que você queira realmente descansar ou fugir dos agitos de Cancún, um bate e volta é plenamente suficiente para curtir a Ilha de Cozumel por um dia. Porém, deve deixar o hotel bem sedo para ter mais tempo de curtir as diferentes praias da ilha. Alugar um jípe ou moto do tipo Scooter, ou ainda pegar um taxi e combinar o preço antes de continuar, é a melhor pedida. Eles não têm taxímetro.

Se a opção é se hospedar na ilha, dependendo de onde seja o hotel, você pode fazer muitas caminhadas para diferentes praias. Se for hotel all inclusive, os transportes pode ser do próprio hotel. Mas para ficar independente, é melhor alugar um carro.

Como recomendação, pois estive na Ilha de Cozumel neste mês de março, quero indicar esse restaurante e bar recém construído na ponta sul da ilha. Seguindo a estrada principal, procure pelo SkyReef.

Têm piscinas naturais de água morna e um petisco ou peixe, maravilhosos. É um pequeno club de praia sem muito agito, pois fica bem escondido e ainda não foi descoberto pelos turistas. O serviço é legal e na minha opinião, um dos melhores espaços de Cozumel.

Sky Reef de Cozumel

E você já conhece a Ilha de Cozumel? deixe suas impressões aqui na nossa caixa de comentários.

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!