A não Necessidade de Vistos Aumentaria o Número de Viagens no Mundo

O Governo americano e a Câmera de Comércio dos USA, trabalham com a possibilidade de eliminar a necessidade do visto de viagem para brasileiros. Alias alguns lobistas que atuam no congresso daquele país, têm atuação constante juntos aos líderes da casa dos representantes e do congresso para que aprovem um lei que elimine os brasileiros desta exigência. Esses turistas têm gastado muito dinheiros nas principais cidades americanas, em média $5 mil por pessoa, o que vêm há muito chamando a atenção dos empresários dos setores de eletrônicos e lojas de departamento.

Comércio a parte, mas que faria uma grande diferença em crescimento do número de viajantes, ah isso faria. Mesmo com toda a Burocracia que sempre foi pegar um visto americano, o brasileiro está cada vez mais viajando pra lá e gastando cada vez mais. Mesmo com toda a crise que parece rumar para o Brasil também. No mês de maio os gastos dos brasileiros em terra do norte, bateram mais um recorde, agora imaginem se não houvesse a exigência do visto de viagem?

A Organização Mundial do Turismo divulgou que dos 656 milhões de pessoas que visitaram os países do G20 em 2011, 110 milhões delas precisaram da emissão do visto de viagem. Com certesa esse número teria sido bem maior se não o visto.

Em texto da Jeanine Pires da Uol Viagens, ela mostra alguns dados também da OMT, sobre o números positivos para incrementar o número de viajantes no mundo, considerando a eliminação das emissões de vistos de viagem. Por exemplo; as economias do G20 poderiam gerar mais 122 milhões de viagens, acrescentando aos países um aumento de divisas da ordem de $206 bilhões dólares às suas economias, com os gastos deste viajantes. Além disso um aumento do número de empregos poderia chegar a mais de 5 mil deles. Somente eliminando a exigência dos vistos de viagem.

Considerando esse cenário hipotético, volto ao primeiro parágrafo e acho a possibilidade de os brasileiros terem essa regalia em um futuro próximo. Os USA passam por um crise econômica severa e as previsões não são de recuperação em um curto período de tempo. O Brasil tem mostrado maturidade no trato com a economia, visto os números positivos da última década. Sim é verdade que nos últimos meses a retração no crescimento da produção Industrial preocupa um pouco, mas isso poderá ter os dias contados. Ligando ponto A ao Ponto B, existe uma boa chance ai.

O fato é que as viagens Internacionais seriam bem mais fáceis de realizar se não houvesse as barreira que ainda existem. E não é só com relação aos USA. O Brasil também é muito rígido em suas regras de concessão de vistos. E não deveria ser assim, já que temos essa vocação tão grande para o turismo.

E você, já teve um visto negado por algum país, consideraria a possibilidade de mais viagens internacionais se não fosse as burocracias de exigências de vistos. Deixe o seu comentário na caixa abaixo se você acha que a não necessidade de vistos aumentaria o número de viagens pelo mundo.

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!