Nova York: A Muvuca Brasileira é na sexta Avenida.

Hoje em passagem pelo Brazilian Day pude perceber a Muvuca que é esta comemoração do Brasil na sexta avenida. Muita gente de várias nacionalidade caminhando pela sexta avenida e ruas adjacentes, como a Litle Brazil(rua 46), também muito movimento nas ruas 45, e 47, além das barracas vendendo basicamente de tudo do Brasil e de muitos outros locais do mundo.

Esta festa virou um evento tradicional em New York, e não mais só representa a cultural brasileira. Aliás por falar em cultura brasileira, deveríamos ter a presença de artistas de maior calibre da nossa MPB. Latino por exemplo, não é o melhor representante de uma boa música. Ou seja, a festa deixa a desejar em relação a nossa música.

Músicos sem nenhum compromisso com o evento aproveitam para se apresentar pelas ruas em volta da festa. Samba, rap butucada e outros rítimos. Grupos de capoeira dão o seu show e a aglomeração vai crescendo na formação da Muvuca. É realmente uma grande festa popular nas ruas de Manhattan.

De qualquer forma, depois de 3 anos voltei com os meus filhotes, pelo menos para curtir o verde e amarelo da nossa bandeira. Mas o Barulho ensurdecedor vindo de todos os rítimos, fez as crianças se agitarem e deixei a Muvuca para trás, esperando voltar em 2013.

A organização é sempre muito boa e apesar dos excessos dos brasileiros, a polícia de Nova York é quem comanda a organização das ruas onde o evento acontece. Mesmo assim se ver cada atitude de brasileiros cometendo excessos!

Um outro aspecto interessante, é que o tamanho da festa diminuiu. Isso provavelmente se deu devido a crise dos últimos anos que fez com que muitos imigrantes brasileiros fizessem o caminho de volta para o Brasil. Fato esse que ocorre até hoje e em números expressivos.

Como toda Muvuca, a nossa em Nova York foi completa. Barracas vendendo de tudo, Caldo de Cana, $8, Pastel, $5, Churrasquinho $5, Refrigerante, $5 e por ai vai. No final das contas, sai bastante caro um dia de Muvuca brasileira com esses preços ai. Para quem quer comprar algumas lembranças do Brasil, também têm, mas o preço não é lá convidativo.

Mas o melhor mesmo é você pode encontrar de Luiz Gonzaga a Michael Jackson pelas ruas da Muvuca. O Rei Pelé também marcou presença e a festa ficou cada vez mais interessante. Eram os Bonecos do carnaval de Recife que estavam representando o Estado brasileiro na festa de Nova York.

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!