O Brazilian Day é a Maior Festa Brasileira em Nova York.

Lucas Lucena no seu segundo Brazilian Day.

A maior festa Brasileira de Nova York, o Brazilian Day, este ano vai ser no dia 2 de setembro, bem no centro comercial da grande apple. A festa deste ano começa no dia 1 de setembro com a lavagem da rua 46, a Little Brazil. No domingo dia 2 a grande festa na rua 46 com a sexta avenida, ocupando uma área de 25 quarteirões. Esse é o tamanho da festa na atualidade. Completando seus 28 anos de celebração da Independência do Brasil.

Quem teve o privilégio de conhecer a festa nos seus primeiros anos, como foi o meu caso, e participar dela atualmente, sabe da importância que o Brazilian Day têm hoje para a comunidade brasileira de Nova York. O sentimento de ser brasileiro é exaltado neste dia. O reencontro com os amigos e até membros da família além de ver a sua cultura espalhada pelas ruas desta que é o centro cultural e  financeiro do mundo, nos dá o sentimento de brasileiridade ainda maior, apesar de vivermos longe do Brasil.

Brazilian Day de 2011

O Brazilian Day se tornou tão popular que hoje ele acontece também em outros países, como no Canadá, Japão, Inglaterra e Angola. Mas o maior bafafá é mesmo em Nova York, onde uma boa parcela dos 500 mil brasileiros que vivem em Nova York, Nova Jersey e Connecticut, estarão presentes neste dia 2 de setembro de 2012.

O evento também é frequentado por turistas e curiosos que transitam pela região da sexta avenida. Como pode atingir a marca de 1.5 milhão de pessoas e é possível comprar um monte de bugigangas do Brasil, o Brazilian Day é hoje parte do calendário de eventos populares de Nova York. Como uma cidade multicultural, o Brasil está muito bem representado por esta festa que mostra alegria de seu povo.

O evento atraiu os meios de comunicação do Brasil e hoje transmite ao vivo o Brazilian Day para 68 países pela Rede Globo Internacional. Isso mostra que os muitos brasileiros que saíram do país para tentar a vida lá fora, hoje têm um dia dedicado a eles. Apesar das críticas que alguns fazem ao fato de o Brazilian Day na verdade mostrar o lado feio do Brasil, a comunidade brasileira de Nova York e região, com certeza aprova esta festa que cresce a cada ano.

Se você que está fora e quer matar a saudade do Brasil, ou você que estará em Nova York, quer se juntar a essa comunidade, pode  dá uma passadinha na Little Brazil com a sexta avenida no dia 2 de setembro de 2012 e fazer desta celebração dos imigrantes brasileiros em Nova York, um acontecimento ainda maior.

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!