7 Dicas para Tirar o Visto Americano.

Há bastante tempo eu venho publicando aqui no Viajando Online Blog algumas regras para se tirar vistos de viagem. Hoje quero fazer um resumo de como proceder, com estas 7 dicas para tirar o visto americano de viagem. Você não precisa mais de um despachante, por exemplo, para fazer o processo de coleta de dados e preenchimento de formulários, entre outras coisas. Neste post de hoje, vou trazer todos os passos para você tirar o seu visto de viagem. Não é um processo curto, mas também não é um processo difícil. Apenas requer tempo e um pouco de paciência para preencher um dos formulários, Ir a entrevista para coleta de dados, impressões digitais e fotos e, ainda ir a um consulado. Tudo isso vamos ver durante os próximos parágrafos. Portanto, continue lendo.

É bem possível que em pouco tempo, o brasileiro não precise mais de visto de viagem para ir aos Estados Unidos. assim como também os americanos. Os dois governos estão trabalhando para eliminar essa exigência para viajantes de ambas as nações. Enquanto isso não acontece, essa burocrática exigência continua sendo mandatário. E aqui está as 7 dicas para tirar um visto americano, da forma mais fácil e sem medo de cometer erros.

7 dicas para tirar o visto americanoAliás, por se falar em erros, você sabia que uma das causas de negação de visto de viagem para àquele país, são os erros no preenchimento do formulário? Não corra mais esse risco.

Como Preencher o Formulário – o primeiro passo para tirar o visto de viagem, é o preenchimento do formulário DS-160. Ele é bem extenso e está todo em inglês e, têm várias perguntas. Se você não for fluente na língua do Tio Sam, não se preocupe. Ao passar o cursor sobre as perguntas, existe uma tradução para o português. Se não conseguir preencher de uma só vez, salve-o no seu Hard Drive ou área de trabalho, e abra-o novamente antes de 30 dias, se não perderá todas as informações. É sempre bom ter em mãos todos os seus documentos na hora do preenchimento. Principalmente os passaportes vencidos e atual, que deve ter no mínimo 6 meses de validades, na data de sua viagem. E aqui vai minha dica mais valiosa; faça a você mesmo(a) um grande favor, não coloque informações falsas no formulário.

Vou repetir essa informação; um dos grandes motivos que causa negação de visto de viagem é exatamente erros no preenchimento deste formulário, ou ainda informações mentirosas(falsa). Não tente enganar, pois nem sempre vai funcionar.

Quais Documentos são necessários – Para preencher o formulário, tenha em mãos o seu passaporte atualizado e os antigos também. Informe sobre todas as suas viagens ao exterior, se houve alguma. Os dados sobre sua futura viagem aos Estado Unidos é muito importante, como data de embarque e retorno, onde vai ficar e se vai viajar acompanhado, os nomes dessas pessoas. Não esqueça de informar onde trabalha, por quanto tempo etc. Qual sua profissão e o seu currículo escolar é imprescindível. Se ainda for estudante, leve um documento comprovando essa situação. Pode ser sua última matrícula.

É importante você entender que quanto mais documentos que comprove a sua situação no Brasil, melhor será para você conseguir o seu visto de viagem.

Resumo:

  • Passaporte válido para pelo menos os próximos seis meses
  • Página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160

  • Página com a confirmação do pagamento

  • Os seus documentos pessoas, onde pode provar que você é você.

Para Conseguir o Visto, não Esqueça:

  • Último Imposto de Renda
  • Contra-cheques e holerites dos últimos 3 meses

  • Extratos bancários dos últimos três meses

  • Certidão de casamento, se for o seu caso

  • Uma declaração de sua escola, se for estudante, além da matrícula.

  • Como Agendar a Minha Entrevista – basicamente sua entrevista pode ser marcada por telefone, nos Call Centers ou CASV que estão presentes em várias grandes cidades brasileiras – aqui estão elas – ou no próprio site da Embaixada Americana.

    Uma das mais frequentes perguntas aqui no VOB é; posso agendar a entrevista no consulado e casv para o mesmo dia? veja a resposta aqui.

    Como e Onde Pago a Taxa – antes de agendar a sua entrevista, você deve fazer o pagamento da taxa consular que é de $160, pagável nas agências do City Bank, Bank of Boston e demais instituições bancárias do Brasil. Esse pagamento pode ser feito em dinheiro, boleto bancário ou cartão de crédito.

    Para gerar o boleto da taxa consular MRV, você precisa do número de confirmação do formulário DS-160. Uma vez paga essa taxa, terá até 12 meses para tirar o visto. Lembrando que não será reembolsado, caso não tire o visto neste período.

    Cada requerente deverá ter um único número de recibo da taxa consular MRV, para pagamento.

    Efetue o pagamento até a data de vencimento, caso contrário, terá de imprimir outro formulário(boleto).

    Onde Tirar Fotos e Impressões Digitais – Não é mais necessário ir ao fotografo da esquina. As fotos agora são tiradas no CASV(centro de atendimento ao solicitantes de visto). Nesta visita também será tirada as impressões digitais. Antes de marcar sua entrevista no consulado, você precisa marca a entrevista em um dos CASV, pelo Brasil. Nesta visita, leve o recibo de pagamento da Taxa MRV, a confirmação do formulário DS-160, um passaporte válido com pelo menos 6 meses a partir da data da viagem. Leve também os passaportes antigos, se existirem. É com eles que você vai provar suas viagens ao exterior, principalmente para os Estados Unidos, se houve alguma.

    Passageiros menores de idade, com até 15 anos de idade, ou maiores de 66 anos de idade, estão isentos da coleta das impressões digitais. Se este for o seu caso, tanto você ou o seu representante legal, deverá entregar no CASV uma foto 5×7, além dos demais documentos.

    Como é a Entrevista – Se você cuidou pessoalmente de toda à sua documentação, o que eu recomendo, não existe uma única razão para você ter medo de passar pela entrevista no consulado ou embaixada. Por ser a fase mais temida por todos e se você quer saber qual é a minha opinião, eu diria que manter a calma, olhar sempre no olho do entrevistar e responder apenas o que lhe é perguntado, é a chave para você pegar o seu visto de viagem. Leia o que escreveu um dos nosso leitores, sobre a sua entrevista. O que é muito importante aqui, é você provar que têm um vínculo forte com o Brasil. Este vínculo, o faz retornar ao país.

    No dia da entrevista, chegue com meia hora de antecedência ao local marcado(embaixada ou um dos consulados). Leve toda àquela documentação que você juntou. Passaporte válido, passaportes antigos, imposto de renda, contra cheques, holerites, extrato bancários, carteira de trabalho, outras declarações de escolas, matrícula, página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.

    Pessoas menores de 15 anos ou maiores de 66 anos de idade, ou que pedem renovação de um visto já existente, vencido a menos de 4 anos, são dispensados da entrevista. Há não ser que o consulado tenha pedido a sua presença anteriormente.

    Importante: nos consulados e embaixada é proibida a entrada com bolsas, telefone celular e outros objetos eletrônicos Todos os visitantes serão examinados na portaria pelo pessoal da segurança. Só é permitida a entrada de solicitantes ao visto com entrevista marcada.

    Quando Recebo o Passaporte – Agora que você passou por esse longo processo e o mais temido de todos, a entrevista, o seu documento de viagem pode ser entreguem em um endereço comercial ou residencial. A entrega será feita pelos correios. Se preferir, pode retirar o seu passaporte no CASV da sua cidade. Após o dia da entrevista, você deverá recebe-lo de 2 a 7 dias úteis. Um email será enviado com um número para você acompanhar o rastreamanto da entrega do seu documento.

    Se você gostou das nossas 7 dicas para tirar o visto americano, deixe seu comentário.

    Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!