Aventura Por Terra de Nova York a Fortaleza

Aventura por terra de Nova York a Fortaleza, é uma viagem que quero empreender por terra em 2014. É uma aventura que faz parte dos meus sonhos. Essa idéia nasceu a cerca de 15 anos atrás e pretendo realizar-la no próximo ano. Mas volto ao ponto de partida de toda essa história. Me remoto ao ano de 1978, em Fortaleza, Ceará. Naquele ano, eu e meu amigo Marcos Menescal Araújo, idealizamos a nossa mudança para os Estados Unidos da América. Estudantes do Colegial, na época com 17 anos de idade, não tínhamos dinheiro, mas muitos sonhos na cabeça. Ai veio a idéia de fazer essa viagem de bicicleta. A idéia tomou corpo e eu comprei uma Caloi 10, pagando em algumas suaves prestações. Para fazer a tal viagem, de Fortaleza para os Estados Unidos de bicicleta. Ela nunca aconteceu da forma que nos programamos. Mas eu estou aqui e, hoje quero fazer essa viagem ao contrário. De Nova York para Fortaleza por terra. Não será de bicicleta, mas será de carro!

Como todo maluco tem suas idéias, a minha nem parece tão louca assim. E, provavelmente eu não seja  o primeiro a fazer uma viagem por terra entre Nova York e o Brasil. Só que ainda não tenho dados sobre o percurso que devo fazer. Quero a partir de agora, trabalhar os detalhes e programação, assim como também pesquisar todo o trajeto e aos poucos divulgá-los aqui no Blog. Você que colaborar? mande suas dicas.

Uma das coisas que com certeza vou escutar, é que minha família e amigos vão me chamar de louco, com já fizeram uma vez. Até aceito o adjetivo. Mas como bom louco, quero ter tempo para programar toda a viagem e até poder contar com àqueles que tenham dicas para dar, de como se fazer uma viagem desta envergadura. Ou seja, se você já fez uma viagem com um percurso bem grande, ou se conhece alguém que já fez, estou aceitando idéias e dicas de como proceder. Tudo está começando com a publicação deste artigo. E devo ter de 10 a 12 meses para me programar, pois ainda não tenho uma data certa para a partida. Mas ela deve acontecer até o dia 30 de setembro de 2014. Portanto mande as suas contribuições, elas serão bem vindas.

Como parte preliminar da programação, pretendo sair da 5 Avenida ou do Central Park em New York e dirigir por um período de 30 a 60 dias. Não sei se é suficiente! Cruzando todo os Estados Unidos a partir de Nova York, México e América Central. Este trecho devo fazer entre 15 e 20 dias, até o México. Isso porque quero fazer paradas em pontos de interesses para turismo e divulgar com o máximo de detalhes aqui no Blog. O Sul dos Estados Unidos é muito interessante e isso precisa de uma boa divulgação. Como por exemplo, o Grand Canyan. Mas antes deste local quero voltar a New Orleans e mostrar a musicalidade daquela cidade maravilhosa.

Cruzar a América Central, entrar na Colômbia, descer para o Peru e Bolívia. No Peru, fazer um registro completo de Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas. Conhecer as capitais destes países e explorar as suas culturas, é o que mais interessa em uma viagem deste tipo. Mas não só as capitais como também o que for interessante e venha a somar durante todo o percurso. Assim espero que aconteça.

Todos esses detalhes irei escrever sobre nos próximos meses. Agora que o ponta pé inicial foi dado, tenho que trabalhar todas questões que envolverão a viagem. A primeira dela são as parcerias que vou precisar encontrar. Como é uma viagem longa, recursos são necessários para empreende-la. Portanto preciso encontrar patrocinadores que estejam dispostos a investir nesta empreitada.  Um carro robusto também é necessário para aguentar o tranco de todo o percurso. Enquanto nos Estados Unidos, as estradas são boas, mas a partir do México, as coisas começam a mudar. Principalmente na América Central e do Sul. Um Jeep ou um Mitsubichi, Volvo, Honda, Toyota, com tração nas quatros rodas, seria o ideal. A 4×4. Quem vai proporcionar esse veículo?

É lógico que viajar sozinho não é o que eu chamo de seguro. Não pretendo fazer essa aventura sem companhia. Estou também lançando neste momento a pergunta para um ou dois aventureiros como eu que queiram topar essa parada. Você tem coragem e tem bom preparo físico para esta epopéia?  Apesar de ser uma viagem, precisa-se de muito personalidade,  preparo físico e emocional para enfrentar os possíveis contratempos. A pessoa que será selecionada para cruzar as Américas a bordo de um carro, terá também que ser um bom motorista e ter noções de mecânica para um eventual problema mecânico. Uma outra questão muito importante, é que a pessoa seja capaz de trabalhar em equipe. Sim formaremos uma equipe para cruzar milhares de quilômetros e isso exige muito trabalho em conjunto. Você tem essas características?

Se apresente se você gostaria de realizar esta aventura. Escreve na caixa de comentários deste blog. apresente você e suas características. Mas pode também comentar sobre o trajeto, sobre as dificuldades que eu possa encontrar na viagem. Comente sobre locais turísticos que preciso conhecer em toda a rota, ou o que eu não deva fazer para prejudicar a viagem. Enfim, espero contar com a colaboração de todos os leitores, neste projeto de viagem.

 

ARTIGOS RECOMENDADOS:

Check o Tempo de New York Antes de Chegar à Cidade

9 Aplicativos Grátis Para Explorar New York.

Central Park é o Pulmão de New York

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!