Como Funciona o Seguro Viagem?

Pensando na comodidade dos viajantes, e ao mesmo tempo respondendo as possíveis perguntas sobre como funciona o seguro viagem, temos aqui um manual para responder todas as dúvidas na hora de contratar o seguro viagem.

Uma das dúvidas mais frequentes, é a de que muitos pensam que seguro viagem é o mesmo que seguro de saúde. Para resolver essa e outras dúvidas, continue lendo esse texto.

Como Contratar um Seguro Viagem? 

A contratação pode ser realizada na internet, da seguinte forma:
1ª etapa:
A cotação: Comece selecionando o destino, a data de ida e retorno e clicando em Compare, após isto basta preencher o e-mail e o telefone de contato para visualizar os planos.
2ª etapa:
Comparação: Agora  é possível comparar os planos para escolher o seguro ideal. Esta etapa apresenta a seguradora, o nome e o preço dos planos. Clique no valor para ver todas as coberturas detalhadas.
Compare com planos semelhantes.
3ª etapa:
Conclusão: Agora que você encontrou a melhor opção, é só clicar em “Escolher Este”, preencher os dados dos viajantes e realizar o pagamento.
Após a confirmação do pagamento você recebe a apólice por e-mail.

O que é a apólice de Seguro Viagem?

A apólice é o documento oficial do seguro. Nela constam os dados importantes do segurado, como: as coberturas contratadas; o prazo de validade; condições gerais da seguradora; e contatos de emergência para acionamento do seguro.
Você deve imprimir e levar sempre com você durante a viagem, pois agentes de imigração podem solicitar, além disso na apólice constam telefones de emergência da seguradora e um resumo das coberturas do seu plano.
O que são e porque devo ler as condições gerais?
As Condições Gerais são equivalentes a um contrato, onde a seguradora descreve as informações sobre o funcionamento da assistência e das coberturas e também especifica as obrigações e direitos do segurado.
Sempre leia as Condições Gerais no momento da compra para verificar se concorda com os termos do contrato. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe.
Como faço para acionar o seguro?  
Para acionar o seguro ligue para os telefones de emergência que estão em sua apólice. A ligação pode ser à cobrar (Collect Call) de qualquer telefone fixo do exterior. Algumas seguradoras oferecem o mesmo atendimento  por Skype ou Whatsapp.
Todas as seguradoras oferecem atendimento em português 24 horas, 7 dias por semana.
Orientamos sempre entrar em contato conosco, após o contato inicial com a seguradora, pois um dos nossos diferenciais é o acompanhamento do seu atendimento.
Para entender a diferença entre atendimento por assistência e atendimento por reembolso, acesse:  https://www.seguroviagem.srv.br/assistencia-viagem
Você pode enviar um email com as dúvidas de acionamento para sinistros@seguroviagem.srv.br
Qual o dia que devo selecionar como data de embarque e retorno? 
É importante selecionar como data de partida a data em que você está saindo do brasil, e não a data de chegada no destino. Isso garante que você terá cobertura para extravio da bagagem. O mesmo vale para a data de retorno, que deve ser a data de chegada no Brasil.
Já estou no exterior, posso contratar o seguro? 
Algumas seguradoras exigem uma autorização prévia para emissão do seguro. Para garantir que o seu seguro será válido pedimos que entre em contato com nossa equipe de atendimento, informando a situação e desta forma podemos passar as orientações.
Envie um e-mail para relacionamento@seguroviagem.srv.br informando:
• O país em que os passageiros se encontram;
• Seus nomes completos, datas de nascimento e CPF;
• Se algum deles viajou com seguro e se sim, qual seguradora e data de término da vigência;
• A nova data de retorno.
Para um passageiro que reside no exterior e vem para o Brasil, qual seguro mais adequado? 
Um plano receptivo. Estes planos não estão disponíveis no site, porém você pode mandar um e-mail para relacionamento@seguroviagem.srv.br ou ligar para o 0800 602 20 20 e informar a data da saída e retorno, e os dados do viajante para receber uma cotação personalizada.
Se o passageiro é menor e não possui CPF, como eu faço? 
 Você pode utilizar o CPF do responsável.
 Qual o melhor plano para a minha viagem? 
Todas as seguradoras possuem atendimento padronizado, nossa sugestão é comparar as coberturas e os preços para achar o plano mais adequado.
Recomendamos levar em consideração o objetivo da sua viagem, como por exemplo, sendo para campeonatos esportivos, lazer ou trabalho. Há planos específicos para cada tipo de viagem.
Se ainda houver dúvidas, fale com nossa equipe pelo chat disponível no site ou pelo 0800 602 2020.
Vou viajar pelo Brasil de carro/ônibus, eu posso contratar o seguro viagem?
Sim, você pode contratar um seguro nacional. Estes cobrem qualquer tipo de viagem desde que o passageiro esteja a uma distância de pelo menos 100 km (kilômetros) de sua residência.
Selecione o destino “Brasil” para visualizar os planos disponíveis.
Como posso saber em que caso posso utilizar o seguro e o que significa cada cobertura? 
Sempre consulte as condições gerais do plano escolhido, este é o documento que explica em detalhes quais as condições de uso do seguro.
Nesse documento também consta quais os procedimentos a serem tomados, caso você precise acionar o seguro durante a sua viagem.
Quais as formas de pagamento? 
As opções são:
• Cartão de crédito em até 6 vezes sem juros no cartão;
• Boleto bancário.
Após a confirmação do pagamento, a sua apólice pode demorar até 3 dias úteis para ser enviada.
Quando o pagamento for feito em boleto, para sua maior comodidade, sugerimos que envie o comprovante escaneado, ou como foto legível para relacionamento@seguroviagem.srv.br .
Qual documentação recebo para comprovar a contratação do seguro? 
Você recebe a apólice do seguro em seu e-mail, este documento também é conhecido como Voucher. Ele deve ser apresentado para comprovar a aquisição do seguro para a imigração.
Neste documento consta a relação das coberturas, os seus dados, o telefone da central de assistência e o seu número de identificação junto a seguradora.
Não receberei a carteirinha do seguro? 
A carteirinha do seguro atualmente não é mais enviada, atualmente ela foi substituída pela apólice digital.
A apólice digital possui diversas vantagens em relação a carteirinha:
• Evita a espera da entrega pelos correios;
• Recebimento por e-mail;
• Permite o acesso de qualquer lugar, quantas vezes for necessário;
• Contribui com a preservação da natureza, pois evitamos impressões desnecessárias de documentos como condições gerais, contratos, envelopes e entre outros.
Vou viajar para Europa, preciso contratar o seguro viagem? 
Sim, o seguro para Europa é obrigatório de acordo com as exigências do tratado de Schengen. Realize a cotação em nosso site, e selecione o destino “Europa”.
Todos planos apresentados são válidos para todo território europeu e contemplam a todos requisitos do tratado.
Vou praticar esporte de alto risco durante a viagem, o seguro me garantirá a cobertura caso eu me machuque? 
Alguns planos padrão possuem cobertura em caso de acidente durante o esporte, porém muitas vezes estes planos possuem limites baixos de cobertura para este tipo de evento.
Ao fazer a cotação verifique a coluna “ESPECIAL” e localize os planos com a palavra “ESPORTE”. Estes planos oferecem coberturas superiores para situações que podem ocorrer durante a prática de esportes.
Alguns planos não cobrem certos tipos de esportes, para saber quais os esportes contemplados entre em contato com a nossa equipe de atendimento.
Sou gestante e procuro um plano que garanta assistência, qual seria o mais indicado no meu caso? 
Trabalhamos com planos específicos para gestantes que possuem cobertura para mulheres de até 40 anos, que esteja até a 34ª semana de gestação.
Para contratar o seguro viagem com cobertura para gravidez, faça a cotação normalmente,  verifique a coluna “ESPECIAL” e localize os planos com a palavra “GRAVIDEZ”.
Você também pode conversar com nossa equipe para receber uma cotação personalizada de acordo com a semana que você se encontra de gestação.
Ligue 0800 602 2020 ou envie um email: relacionamento@seguroviagem.srv.br
A data da minha viagem mudou. Como mudar a data do seguro que já contratei?
Qualquer alteração na data do seguro deverá ser informada até um dia antes do início da vigência. A partir da data de início da apólice, não é possível fazer mais alterações.
Por exemplo, você contratou o seguro com início no dia 10. Se sua viagem foi adiada, você deverá informar a alteração até o dia 09 para solicitar a alteração ou cancelamento. Do dia 10 em diante, nenhuma alteração pode ser feita.
A mesma regra vale para cancelamento de viagem. O cancelamento da apólice só pode ser feito até um dia antes do início da viagem.
A solicitação pode ser feita pelo email: relacionamento@seguroviagem.srv.br
Vou continuar no exterior e preciso renovar o seguro. Como é o procedimento?
Para que você não corra o risco de ficar sem cobertura, a renovação deve ser solicitada até uma semana antes do término da vigência da apólice atual, pois a análise do pedido é feita pela seguradora, e poderá levar alguns dias para obter uma resposta.
Agora que você já sabe como funciona o Seguro viagem? se gostou, se ainda têm alguma dúvida, ou gostaria de contribuir com mais informações, deixe o seu comentário na caixa abaixo.

1 Comentário

  1. Pingback: Feirão de voos Nacionais para AbrilViajando Online Blog

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!