Eu Quero Sair do Brasil.

Se você é uma daquelas pessoas que de tempos em tempos diz, “Eu Quero Sair do Brasil”? saiba que não está sozinha. Têm muita gente assim e não é por acaso não. As pessoas querem sair do Brasil pela situação governamental, pela desordem, pela violência, pela falta de oportunidade e perspectivas de uma vida melhor no trabalho, de crescimento pessoal. Em fim, por vários motivos, vemos entre os nossos familiares e amigos, o desejo de morar em outro país.

Mas queria trazer aqui alguns conselhos para você que está pensando nesta grande mudança na sua vida. Antes de juntar os panos de bunda e embarcar para uma vida em uma outra cultura, língua, costumes e longe de sua família, é bom levar em consideração, alguns aspectos muito importante.

Primeiro de tudo, é bom definir bem, pra você mesmo, o motivo pelo qual você quer sair do Brasil.

Geralmente, quando o Brasil enfrenta dificuldades econômicas, é quando mais se escutar essa expressão vindo de algumas pessoas. Eu quero sair do Brasil. Porém, tenha cuidado. Você pode sair do Brasil sim, Mas,e se o Brasil não sair de você?

É aqui onde mora o perigo. Imigrar para outra nação, não é coisa pra ser feita por quem não está totalmente preparado para essa mudança. Antes de tomar essa decisão, você precisa pesquisar bastante sobre o país onde quer morar. Precisa saber e se aprofundar sobre as leis de imigração deste país. Precisa saber se na sua profissão, existe a possibilidade de você exerce-la no seu novo endereço. Quais os requisitos necessários para você como imigrante, viver legalmente e sem precisar estar se escondendo dos agentes de imigração. E a lista é bem longa para você analisar.

Quando essa decisão é tomada sem a programação necessária, depois de alguns meses morando fora, você começa a perceber que a sua decisão de sair do Brasil e morar em outro país, não era exatamente o que você esperava. Neste momento começa a nascer em você o desejo de voltar para o Brasil.

Foram talvez meses se preparando para essa mudança, você chegou onde queria e hoje mora fora, mas já têm o desejo de retornar ao Brasil. Você se encaixa nesta situação?

Bem vou contar a minha histórias em poucas palavras. “Moro nos Estados Unidos desde o princípio de 1986, quase 30 anos. Em muitas ocasiões, a família principalmente, me incentivou a retornara pra casa. Confesso que em algumas dessas passagens, considerei essa possibilidade, mas  nunca fiz por uma simples razão. Eu escolhi um país para morar e chamar de minha casa. Não sai do Brasil simplesmente porque o país passava por problemas políticos e financeiros, os quais continua passando hoje. A minha decisão foi porque eu queria viver os meus sonhos, a minha realização pessoal e não simplesmente resolver um problema momentâneo de trabalho, e de dinheiro.

A última dessas tentativas de me incentivarem a retornar, foi em 2008, quando os Estados Unidos passou pela recessão financeira devido a bolha imobiliária, e o Brasil vivia o falso Boom econômico do governo Lula. Não me deixei influenciar com nada daquilo. Mesmo porque, depois de mais de 20 anos morando aqui, não vou retornar, pois é a minha casa há quase 30 anos e escolhi esse país para morar“.

Descubra realmente quais são as suas intenções para essa decisão. Faça um planejamento correto para não se arrepender amanhã e voltar a estaca zero. Já pensou nisso? Se não deveria!

Como se Informar?

Procure se informar com pessoas que moram ou já moraram no país que você escolheu para morar. Existem fóruns na internet sobre viagens e sobre imigração. Descubra esses fóruns. Um deles é o Yahoo Respostas. Leia alguns blogs de viagem, como o nosso e faça perguntas lá.

Vistos de Viagem

Cada país têm regras próprias para conceder vistos de viagem. Os Estados Unidos é um dos destinos mais procurado por brasileiros, e que oferece uma variedade e tipos de vistos para este país.  É talvez o mais exigente na concessão. O visto de turista é o menos recomendado para quem quer imigrar e morar nos EU. Por isso você precisa definir os seus objetivos antes de iniciar todo o processo. O visto de turista é para multiplas entradas, não para permanecer no país.

A maioria dos países europeu não exige visto de turista para brasileiros. Mas existem algumas exigências de visto para imigrar. Este visto pode dar condição de viajar e morar em qualquer pais da Comunidade Comum Européia.

Canadá

Talvez seja a nação que mais aceita brasileiros. São vários os programas oferecidos para quem quer imigrar para este país. Inclusive existe um programa entre universidades canadenses e escolas no Brasil. Se inscrever nestes programas é a forma mais fácil para conseguir o visto de residente no país.

E você, qual é a razão pela qual você afirma, Eu Quero Sair do Brasil!

1 Comentário

  1. Pingback: Trocar o Exterior pelo Brasil?

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!