Ponto de Vista: As Influências dos Blogueiros na Vida Moderna!

Com as atividades dos blogueiros de plantão, muita gente hoje conectado na internet, não toma decisões sem antes ler alguns artigos nos blogs que estão espalhados na rede de computadores. Existem blogs em todos os nichos de mercado. Se você busca dicas sobre literatura, decoração, carros, cidades, blogs que falam da vida alheia, blogs sobre moda, gastronomia, política e, muitos blogs de viagens e turismo.

No meu ponto de vista, as influências dos blogueiros na vida moderna, está cada vez mais presente, nos lares, escritórios, e agora também nos celulares e ligados a rede wi-fi, com conexão de net.

Como não dá para falar de todos os nichos, posso falar ao menos um pouco sobre a minha praia. No setor de viagens e turismo, têm uma rapaziada ai fazendo muito sucessos com os seus blogs. Alguns já estão há alguns anos trazendo dicas de viagens dentro do Brasil, Europa, Estados Unidos e América Latina, e também outras regiões do planeta. O viaje na Viagem, por exemplo, do Ricardo Freire, é um desses casos. Talvez o mais bem conceituado blog de viagem no Brasil. Por está atuando já a bastante tempo. O Melhores Destinos do Leonardo Oliveira, é outro blog de sucesso, que começou divulgando promoções de passagens. Mas hoje   já está com uma boa equipe, e fazem um trabalho muito mais abrangente. O Matraqueando e muitos outros blogs de viagens,  estão neste patamar, que inclusive fazem para da primeira Associação Brasileira de Blogs de Viagem – ABBV. Todos eles estão influenciando pessoas a decidirem sobre os seus roteiros de férias, compras, passagens, hospedagens, gastronomia e muito mais.

Existem também blogueiros ensinando outras pessoas a blogar. Eles expõem os seus pontos de vista sobre a profissão, as técnicas de SEO. Dão dicas de com escrever textos, como monetizar os seus projetos etc. Entre eles eu poderia destacar o Marcos Lemos do Ferramentasblog e o Português, da Escola Dinheiro, Paulo Faustino.

Voltando ao tema deste artigo, as influências dos blogueiros na vida moderna, queria fazer uma relação dos acontecimentos em Cuba, dos últimos tempos. Acho que todos já ouviram falar na ativista e blogueira Yoani Sanchez. Há anos que ela vem lutando para conseguir um visto de viagem, e sair da ilha para uma simples perambulando por outras terras. Por mais de 20 vezes negaram o visto a jornalista Sanchez. Mas em uma luta incansável e atualizando o seu blog diariamente, falando das opressões do governo comunista da ilha, ela conseguiu, finalmente realizar o sonho da liberdade.

É possível que o ponto de vista da blogueira tenha influenciado os camaradas que governam a ilha de Cuba. Em outubro de 2012, o governo finalmente promoveu mudanças no regine, liberando os cubanos a viajar para o exterior. Em sua atividade como blogueira, ela virou uma celebridade mundial. Chegou ao Brasil nesta segunda-feira, sendo manchetes para várias reportagens. Veja por exemplo o que falou o colunista Reinaldo Azevedo.

No seu ponto de vista, você acha que os blogueiros estão influenciando as pessoas, a tomarem decisões a partir do que eles escrevem em seus blogs. Você costuma ler algum blog de viagem, antes de comprar um roteiro, ou decidir sobre o seu destino de férias? Deixe o seu comentário, e ajude a divulgar essa discussão.

5 Comentários

  1. Olá,
    Primeiramente, parabéns pelo site.
    Referente seu questionamento, concordo plenamente que as pessoas são levadas a tomar decisões por opiniões de blogueiros, visto o grande crescimento de blogs nos mais variados setores.
    Os blogs de viagens e turismo são muito úteis, e devem levar informações precisas e interessantes, dificilmente alguém viajam sem procurar saber sobre custos de hotéis, pontos turísticos, rotas alternativas…
    Abraços,
    Digo Cabral

  2. Leonor disse:

    João, eu descobri o mundo nos blogs. A internet já é uma ferramenta maravilhosa, ainda alimentada com informações tão pessoais como os blogs…fica perfeito. Só pra ilustrar, em 2008 meu filho fez sua primeira viagem sozinho e foi para o outro lado do mundo, lá na Nova Zelandia. Imagina minha preocupação…Daí eu comecei a pesquisar tanto, mas tanto que acompanhei tudo. Acabei conhecendo tudo daquele país maravilhoso, por meio de blogs de brasileiros. Hoje lá em casa o pessoal fala que eu conheço mais do país do que muita gente que esteve lá. Só falta ir mesmo (mas isso já está nos planos…). Hoje em dia qualquer viagem é muito mais gostosa porque começa no planejamento, pesquisando opiniões dos blogueiros. E, claro, Viage na Viagem tá no topo. Adoro também seus posts, leio tudo.

    • Obrigado Leonor, mantanha-se conectada e pesquisando bastante.

  3. Rebeca Lima disse:

    Leio sim , e sempre me informo tanto em blogs quando em websites que dao otimas dicas, assim com o seu… Acho muito importante me manter informada e por que nao usar a nosso favor tanta tecnologia? Leio de tudo um pouco e de vc e seu blog agradeco as dicas.

    • Obrigado Rebeca, divirta-se em sua viagem para Orlando.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!