Visto Americano: O que Está por Trás do Processo Administrativo?

O nosso passo-a-passo para tirar um visto americano, é um dos posts mais lidos aqui no Blog. É grande o número de comentários, que na grande maioria são perguntas das pessoas que vão tentar o visto pela primeira vez, e estão buscando respostas para suas questões(bastante diversificadas). Ou são de pessoas que caíram na “Malha Fina” do Consulado Americano no Brasil, e o seu pedido de visto de viagem, ficou emperrado num tal de “processo administrativo”.

Esse tempo de espera, que era no geral de 30, hoje pode chagar a 120 dias de espera e não adianta buscar respostas. Elas não existem. Mas a partir de agora, você pode entender melhor o que está ocorrendo, e ter as respostas aqui, para sua espera.

Mas o Que é o Processo Administrativo do Visto Americano?

Na minha opinião, o processo administrativo pode ser visto de várias maneiras. Uma delas é que ao inserir o seu nome no sistema, ele pode está relacionado a nomes de uma outra pessoa que já vivi no país, uma das razões. Isso o colocaria numa possível posição de Imigrante em potencial, para o governo. Mas não é tudo, outras possibilidades também se aplicam.

Por exemplo; pessoas investigadas por tráfego de drogas, tráfego de pessoas, tráfego de armas, prostituição, lavagem de dinheiro, pedofilia, terrorismo entre tantos outros casos de crimes, que tenham um sobrenome igual ao da pessoas que está solicitando um visto de viagem. Também pessoas que foram deportadas, nome contando na lista negra do FBI e do Homeland Security, estão no Check List. O sistema de segurança dos EUA faz um paralelo entre os nomes, contatado alguma relação você terá o visto retido, sem maiores explicações e por tempo indeterminado. Porém isso não quer dizer que o seu visto foi negado, pelo menos por enquanto.

O Governo americano têm uma obsessão por segurança, sempre foi assim, e quem vivi aqui sabe do que estou falando. Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, e mais recentemente o atentado da Maratona de Boston, a coisa têm ficado ainda pior. Aliado a isso, o agora considerado fugitivo, Edward Snowden jogou no ventilador alguns segredos do sistema de segurança americano. O que só veio complicar ainda mais, para algumas pessoas, que estão tentando tirar o visto de viagem para país. Como Assim?

Veja o artigo do Viaje na Viagem por Ricardo Freire. Segundo ele, Ricardo, os processos administrativos têm mais a ver com a segurança nacional, do que com qualquer forma de retaliação ao brasileiro solicitante do visto de viagem(que eu já havia colocado aqui, há algum tempo).

Mas não tão detalhado assim. É portanto, o sistema eletrônico de vigilância, denunciado por Snowden, que está de olho na comunicação de uma boa parcela da população mundial. Os brasileiros fazem parte desta lista, que indica quem é bem vindo e quem não é bem vindo nos Estados Unidos.

Eu aconselho uma lida no artigo do Ricardo Freire, ou melhor. Ele descreve as informações de um de seus leitores, que fez uma pesquisa detalhada sobre o assunto. Este material têm informações muito valiosas para quem já, ou ainda vai enfrentar um processo administrativo. Quero dizer, ele pode acontecer para qualquer pessoa que está solicitando o visto americano. Sob a alcunha de A.L., Ele deixa bem claro que os entrevistadores não são os responsáveis pela situação e sim os computadores do governo americano.

E você, já passou por um Processo Administrativo, ao solicitar um visto americano?

 

1 Comentário

  1. Rodrigo disse:

    Fazer este processo realmente é um pouco chatinho, particularmente prefiro contratar um despachante que econimizo tempo e é barato. Pra quem precisar de um confiável eu fiz com o pessoal da Now Vistos, só digitar la no google. Nem me preocupei, fui pra Disney … meu Deusss que lugar lindo!!!

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!