6 Dicas para Proteger as suas Bagagens nos Aeroportos!

Esta é a cena mais comum nos aeroportos do Brasil e do mundo, e acontece com a maioria dos passageiros. Você planejou aquela viagem, muitas das vezes por meses ou até mesmo anos. Chegou o dia do embarque. Tudo arrumado e empacotado em algumas malas e sacolas de mão. Você chega ao aeroporto e se depara com uma fila imensa, à sua frente. Até ai, quase tudo funcionou muito bem. Você faz o seu check in, e volta para o saguão. Neste momento você acha que está seguro, pois está em um aeroporto, pronto para embarcar para aquela férias tão merecida. É neste momento que nasce o perigo.

Sentado a espera da chamada para o vôo, que pode levar de 1 a  2 duas horas em média, dependendo de quanto tempo de antecedência  você chegou. Então você começa a fazer algumas ligações para familiares e amigos, ou vai ler aquele  livro que o acompanha.  Totalmente, se descuida de sua bagagem de mão, pois está concentrado no telefonema, ou no livro.  Quando termina a ligação e se dá conta, não as tem mais. Alguém que estava de olho em você, encontrou a oportunidade na sua distração e às levou. Aquele momento que parecia ser de alegria por estar iniciando à viagem, se transforma em pesadelo.

A cena descrita acima também é muito comum quando o passageiro desembarca e está a espera de uma conexão ou de alguém para apanhá-lo. Ele vai até o Toilet, a cafeteria, a banca de revista, ou encontra algum conhecido no saguão e começa a colocar o papo em dia. São algumas destas ocasiões, dentre várias outras semelhantes, que os espertalhões de plantão se aproveitam dos descuidos destes passageiros, para furtarem os  seus pertences. O passageiro é realmente o principal culpado deste tipo de furto, pois é muito distraído, favorecendo os gatumes e ficando com o prejuízo, ele o passageiro.

Apesar de não ser um problema apenas nos aeroportos do Brasil, a  ANAC tem registrado um aumento enorme do crescimento de roubo de malas em todos os principais aeroportos do país. Só em Congonhas, São Paulo, o aumento em abril foi de 400% em relação a março de 2011. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Todos esses casos foram registrados por câmeras de seguranças dos aeroportos e mostram exatamente como agem os ladrões. Mas também tem extrangeiros levando as malas dos passageiros. Este é assunto para o próximo post sobre vôos internacionais e procedimentos em aeroportos do mundo.

Não existe um formula mágica para você se proteger. Portanto, ter segurança nos aeroportos, talvez não seja o que você deva procurar. Mas talvez algumas  dicas poderá dificultar as ações dos ladrões destes lugares públicos. Há que se levar em conta também, as ações de criminosos como funcionários mau preparados.

Aprenda a vigiar melhor  os seus pertences de mão, nos vários aeroportos do país. Infelizmente vivemos uma onda de assaltos sem precedentes na história deste país.
Em caso de roubo, procure logo a polícia dos aeroportos e faça a sua ocorrência, assim terá mais chances de recuperar-las. Não conte com a  sorte e não se distraia com telefonemas, livros, revista e jornais. É neste momento que os ladrões agem. No descuido de sua visão, eles te  levarão tudo.
Não tire pequenos cochilo no saguão dos aeroportos. Assim suas malas estão desprotegidas dando mais oportunidades para serem levadas.

APRENDA COMO PROTEGER AS SUAS BAGAGENS NOS AEROPORTOS

PROTEÇÃO – Opte por malas rígidas e sem zíper e plásticos do tipo Protec Bag, são as melhores opções e dificultará mais as ações dos ladrões. Apesar  de os plásticos serem destruídos em casos de vistorias. Isto é claro, estamos falando dos roubos nos desembarques.

IDENTIFICAÇÃO – Identifique bem as suas malas com etiquetas e adesivos, por fora e dentro delas, que irá ajudar bem em casos de extravios e roubos. Aqui eu quero chamar a sua atenção para que você mantenha sempre  consigo os tickets de despachos que identificam as malas.

OBJETOS PESSOAIS E DE VALOR – Esses pertences jamais devem ser despachados em malas e sim mantidos em bagagens de mão. Dentre eles podemos destacar: Cartão de Crédito, Cheques, dinheiro, travel cheques, jóias, celulares, Ipod, Ipad, portáteis em geral, máquinas fotográficas e outros eletrônicos que são os mais visados por ladrões de aeroportos.

OS CUIDADOS ESSENCIAIS – A Anac recomenda que se faça a declaração de todos os bens de valor despachados junto as companhias aéreas. Essa medida  facilita a identificação para  você passageiro, em caso de furto ou extravio da bagagem. Também é muito importante manter sempre com você o comprovante de despacho das bagagens e sempre fazer uma verificação ao retirá-las no desembarque, checando todos os objetos, e se existe algum dano nas malas.

RECOMENDAÇÃO – Como você não pode prever o que vai acontecer durante a sua viagem, a melhor recomendação é você manter sempre na bagagem de mão, umas duas mudas de roupa para uma eventualidade de extravio das malas despachadas. Também é sempre bom manter agendas de contatos, remédios e os demais itens citados em objetos pessoais e de valor.

PROCEDIMENTOS – Se desafortunadamente você for vítima de um desses casos de roubo ou extravio de bagagem, existem alguns procedimentos que devem ser feito por você imediatamente. A primeira coisa é notificar a companhia aérea por escrito ali mesmo no aeroporto. Muitos pensam que ao deixar o saguão do aeroporto perde o direito de reivindicar os seus pertences e danos em suas bagagens. A Anac descreve que o passageiro tem até 15 dias para reclamar extraviadas e 7 dias para as danificadas, ou com artigos furtados. 

Neste post falamos  dos problemas dos roubas de bagagens nos saguão dos nossos aeroportos e também escrevemos uma prévia sobre  os procedimentos em casos de roubo e extravios de malas ainda sobre a responsabilidade das companhias aéreas. Este também é um problema muito sério para quem viaja de avião e está sujeito a vários tipos de ações dos marginais de plantão. Faça os seus  comentário sobre esta matéria. 

Se você já foi vítima de ações de marginais em alguma aeroporto, compartilhe as suas experiências com outros leitores e nos dê algumas dicas de como foi os seus procedimentos para resolver o problema. Isso mesmo, faça um comentário a respeito e, todos irão te agradecer.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!