Brasil e União Européia Oficializam Isenção de vistos.

Até 2004, o Brasil e os países da União Eurpéia, tinham um acordo de isenção de vistos de viagens para os passageiros viajando entre estas duas regiões. Acontece que as autoridades brasileiras, naquele ano, quebraram o acordo e em 2010, assinaram um novo acordo em Bruxelas, na Bélgica, que recupera a reciprocidade de não exigência de visto, entre passageiros do Brasil e União Européia.

Hoje portanto foi oficializado o novo acordo e os passageiros brasileiros em viagem pelos países da União Européia  e os passageiros da Europa ocidental e partda oriental, em viagens de turismo pelo Brasil, não mais será requisito a exigência de vistos para esse viajantes. Vale lembrar que as novas regras começam hoje, segunda-feira dia 8 de outubro de 2012, e o tempo de permanência no destino é de 3 meses, podendo ser renováveis por mais três meses.

No entanto se você está em viagem para algum dos países que fazem parte da reciprocidade de não vistos de viagem, o mesmo não é aplicado para quem está viajando a negócios, estudantes, artistas em turnê, pesquisadores, jornalistas, missionários ou outros setores em trabalhos sociais. Algumas outras categorias à trabalho, a necessidade do visto também continua.

O acordo é válido entre os 26 países que hoje compões a União Européia, veja a lista; Austria, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chipe, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônea, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Checa, Romência e Suécia. Ao contrário do que muitos pensam, O Reino Unido e a Irlanda não fazem parte da Comunidade comum Européia, portanto está fora desse acordo de reciprocidade do Brasil com a União Européia.

E aqui chegamos a mais um ponto positivo para os viajantes brasileiros em viagens internacionais. Recentecemente, a reciprocidade com a Espanha, foi o primeiro ponto positivo para o brasileiro. Com essa nova abertura, espera-se um aumento no número de visitantes nas duass pontas.

Outra questão bem interessante, são os vistos americanos que não param de crescer em números de vistos concedidos. Muito animador também para o turista que busca viajar aos Estados Unidos. O consulado americano no Brasil têm facilitado muito a vida de quem busca por esta autorização de viagem.

 

 

 

 

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Hoje é gerente de um pequeno Hotel nas redondesas de Nova York e devido a paixão por viagens, dedica-se algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas de viagens, como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *