Dicas para Tirar um Passaporte.

Se você vai tirar um Passaporte para sair de férias para algum país, vai precisar de algumas informações para te ajudar neste processo. Primeiramente precisa saber que o Brasil adotou uma nova carteira de passaporte desde 2010. O novo documento de cor azul, tem 4 itens de segurança para evitar falsificação e facilitar a identificação de seu portador.

Ele agora é conhecido como Passaporte Eletrônico por ter um Chip na capa, onde estão armazenadas algumas informações do portador e, que o identifica nos portões de saída e entrada do Brasil. Os aeroportos, Portos e fronteira já estão com equipamentos para ler essas informações, agilizando assim o processo de entrada e saída do país. Outras nações também já adotaram esse novo documento. Estados Unidos, Japão, Austrália e todos os países Europeus, dentre outros.

4 Itens de Segurança do Novo Passaporte.
 

– Proteção das informações Biométricas pelo protocolo EAC(Extended Acess Control)
– Certificação digital para autenticação das informações do Chip que permite a confirmação de dados pelos agente de imigração.
– Dispositivo eletrônico de gravação de dados pessoais, tais como fotos, dados Biométricos.

impressões digitais, que permitem a comparação automática com os dados da caderneta.
– O Mapa do Brasil na contra-capa, em cor verde que somente é visível diante da luz Ultra violeta.

Se você tem um Passaporte ainda do modelo antigo, só precisa fazer o novo quando se expirar o atual. Os documentos para se tirar um passaporte continua os mesmos de sempre, exigidos pela Polícia Federal. Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Passaporte antigo em caso de renovação, exceto em casos de alteração do nome(casamento), crianças menores de 12 anos, Passaportes temporário ou passaportes de emergência etc. Veja a lista neste Link para todos esses e vários outros casos. Esses documentos são estritamente necessário para a sua identificação. A foto que no passado você deveria levar de casa, agora é tirada na Polícia Federal, na data do seu comparecimento agendada na internet.

Para tirar um passaporte, agora o solicitante deve preencher um formulário de requerimento na página da Polícia Federal, onde também será marcada uma data para à apresentação dos documento e tirar fotos no posto que for mais conveniente para o requerente. No Link acima você será direcionado para este formulário. Preencha-o e siga os passos para o guia de recolhimento das taxas. Todo o processo de agendamento dever ser feito na internet.

O Brasil tem uma das taxas mais altas do mundo, para se tirar um Passaporte. Considerando os altos impostos que incidem sobre o custo de uma viagem internacional e o tempo de validade do nosso documento, que hoje é de apenas 5 anos, enquanto o resto mundo dá validade de 10 anos, estamos pagando um preço exorbitante pelo documento.

E você,  já tirou esse documento que hoje é tão solicitado por um número cada vez maior de brasileiros? Tem dúvidas ou o seu caso é diferenciado dos da maioria dos Brasileiros? navegue por estas páginas ou encontre as repostas para você também junto a pagina da Polícia Federal.

LEIA TAMBÉM:

Novas Regras para o Visto Americano a Partir de 7 de Maio.
Os Novos Consulados Americano Serão em Belo Horizonte e Porto Alegre
Entrevistas para o Visto Americano.
Pesquisando Por Hotéis e Passagens Aéreas?

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!