Feriado: As 10 Melhores Cidades do Brasil para Curtir o Inverno

Lareira, chocolate quente, cobertor, casaco, luva e cachecol. Essa combinação é a preferida para aquelas pessoas que adoram curtir o inverno, seja onde for. E, apesar de a estação não ser tão forte no Brasil quanto em outras partes do mundo, ainda é possível aproveitar bem o friozinho aqui no país, inclusive com direito à geada ou, até mesmo, neve.

Para quem se animou com a ideia, deixamos a seguinte dica: o feriado do dia 7 de Setembro está bem próximo. Se você não deseja fazer uma viagem muito longa, esse é o momento ideal para conhecer um lugar diferente. Descansar e, ao mesmo tempo, aproveitar esta época de inverno.

Reunimos aqui uma lista com as melhores cidades para curtir o friozinho no Brasil. Inspire-se e escolha seu próximo destino.

Inverno em Bento Gonçalves (RS)

Os vinhedos em meio à paisagem bucólica e relaxante alimentam as tradicionais vinícolas. Uma das melhores atrações de Bento Gonçalves.

Comida boa, excelentes vinhos, tranquilidade e belezas naturais. Estas são as características de Bento Gonçalves, localizada no Rio Grande do Sul. A cidade oferece passeios gastronômicos imperdíveis, com vinícolas e restaurantes tradicionais pelo caminho.

Vale lembrar que a herança dos imigrantes italianos é muito forte ali, no sotaque, nas festas, na comida e nos costumes. Alguns passeios levam os turistas para conhecer as casas da época da imigração.

É imperdível também a visita ao restaurante Casa di Paolo, que, além de um farto rodízio, ainda oferece um galeto considerado o melhor do Brasil.

Inverno em Gramado e Canela (RS)

As charmosas cidades vizinhas têm influências alemãs e suíças em sua arquitetura, cultura e gastronomia. Além de se apaixonar pelas casas e estabelecimentos, você ainda pode se deliciar com os chocolates, fondues e apfelstrudels tradicionais da Europa.

As duas cidades são ótimas opções para um passeio em família tranquilo e para casais que queiram aproveitar o clima romântico.

Para quem busca um lugar menos agitado e mais bucólico, deve se hospedar em Canela, com seus jardins de flores, mata nativa, vales e morros inspiradores. O Parque do Caracol também vale a visita. Nele se encontra a Cascata do Caracol, a mais alta queda d’água do Rio Grande do Sul.

Inverno em São Joaquim, Urubici e Urupema (SC)

Se você deseja temperaturas ainda mais baixas, o melhor a fazer é subir até a região de São Joaquim e suas cidades vizinhas, Urubici e Urupema, em Santa Catarina. O termômetro chega abaixo de zero e as chances de ver neve são maiores que em outras partes do país.

Essas cidades contam com a tranquilidade campestre do verde e das montanhas. As aconchegantes pousadas, principalmente em Urubici, são ótimas alternativas para descansar, ainda com a possibilidade de sair e conhecer as belezas naturais e as vinícolas da região.

Inverno Curitiba (PR)

Com o agito da cidade grande, mas a beleza das cidades europeias, Curitiba é um ponto turístico muito visitado no Paraná. Ela oferece diversas atrações, como o belíssimo Teatro Ópera de Arame e o Jardim Botânico.

A gastronomia também é um destaque. Há muitas cantinas italianas no bairro da Santa Felicidade, por exemplo, que garantem boas refeições. É possível ainda degustar pratos poloneses, como o pierogi, e alemães, como o einsbein, em diversos restaurantes.

Além disso, você pode esticar a viagem até Morretes e Antonina pelo antigo trem da Ferrovia Curitiba-Morretes-Paranaguá, um passeio lindo em meio à natureza. Ao chegar em Morretes, experimente o famoso “barreado”, um prato tradicional de dar água na boca.

Inverno em Campos do Jordão (SP)

As ruazinhas de decoração enxaimel são o charme de Campos do Jordão. No inverno, os barzinhos e restaurantes aconchegantes ajudam a afastar o frio com boa comida e cerveja.

Para quem quer ficar no estado de São Paulo e ainda deseja conhecer um lugar lindo e muito animado, Campos do Jordão é uma excelente escolha.

A característica arquitetura enxaimel, vinda de muitos séculos da Europa, combina com as montanhas de Campos, deixando a cidade charmosa e aconchegante. Há muitos bares tradicionais, restaurantes confortáveis e românticos, além de baladas agitadas, opções para toda a família e para os casais apaixonados.

Quando estiver por lá, vale a pena conhecer a Vila Capivari, a cervejaria Baden Baden e o Horto Florestal, entre outros tantos passeios.

Além disso tudo, a cidade ainda abriga o maior evento da música erudita na América Latina. Em julho, acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que reúne uma multidão todos os anos para assistir às apresentações. Para acompanhar o evento é preciso se programar com bastante antecedência, reservando hospedagem e ingressos.

Inverno Visconde de Mauá (RJ)

Para ficar mais perto da natureza, em meio a cachoeiras, mata virgem e piscinas naturais, e ainda ter o conforto para um bom descanso, sua melhor escolha pode ser Visconde de Mauá.

Localizada na Serra da Mantiqueira, Rio de Janeiro, a região de Visconde de Mauá é contemplada por hospedagens bastante confortáveis, além de excelentes restaurantes e ótimos passeios. Uma boa pedida é cavalgar na mata, aproveitando uma bela vista.

Inverno Monte Verde (MG)

Localizada em Minas Gerais, em uma região montanhosa, Monte Verde é apaixonante. A cidade é repleta de pousadas aconchegantes e românticas, muitas com lareira e banheira de hidromassagem – uma escolha certeira para os casais apaixonados.

É maravilhoso curtir a cidade e degustar uma fondue em um dos vários restaurantes disponíveis, além de comprar queijos e doces deliciosos e típicos da região. Ou ainda, para quem gosta de aventura, aproveitar passeios na tirolesa, cavalgar e percorrer as trilhas até os mirantes da Mantiqueira para apreciar a linda vista.

Tomara que esta lista inspire você e o ajude a escolher o próximo destino para curtir o inverno brasileiro no feriado. Confira em nosso blog mais publicações sobre as melhores cidades para visitar. Depois, é só fazer as malas!.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Já conhece alguma dessas cidades ou deseja conhecer? Deixe seu comentário abaixo!

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!