Máquinas Irão Fazer Transações de Câmbio Nos Aeroportos e Hotéis.

Saiu na Imprensa. No exterior, os caixas eletrônicos que fazem a operação de câmbio,já são muito comuns, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. O Banco Central do Brasil deu o primeiro passo para instalar esses equipamentos nos aeroportos brasileiros nesta última quinta-feira. Os equipamentos serão instalados por instituições bancárias autorizadas pelo Banco Central. As máquina de câmbio farão operações de troca de moedas estrangeiras por brasileiras e vice-versa.

Esse equipamento funcionará para os brasileiros que estão de viagem para o exterior e para o estrangeiro que chegar ao Brasil. Como? você coloca o Real e escolhe a moeda estrangeira que deseja receber em troca até o valor de US$3 mil dólares. Para o turista que chegar ao Brasil, ele vai colocar a moeda que tem com ele na máquina e, vai receber em troca o nosso Real, também no valor máximo de US$3 mil, no câmbio do dia da operação.

Para fazer essa transação, a pessoa terá de se identificar, utilizando para isso um cartão de uma conta bancária, que pode ser uma conta no exterior. É o mesmo procedimento de uma transação de câmbio normal. Isso servirá para identificar o cliente e evitar transações fraudulentas ou lavagem de dinheiro.

O Banco Central porém ainda não informou quando esse equipamento estará disponível para o público. É possível que isso venha acontecer ainda em 2012. Mas o objetivo é mesmo prevendo o número de visitantes  que deverá aportar no país para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. É provável também que já durante a Copa da Confederação, as máquinas estejam nas cidades sedes desta competição.

As máquinas deverão a princípio serem instaladas nos aeroportos e hotéis das principais cidades de destino turístico. Mas é possível que adequações  sejam feitas e elas venham a ser também instaladas em outras localidades de muita movimentação de turistas.

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!