Ouro Preto no Inverno

Em visita a Belo Horizonte, resovi dar uma esticadinha até a cidade de Ouro Preto. Neste post vou mostrar algumas dicas para se visitar Ouro Preto no Inverno. O mês de mais frio na região, é também sinônimo de festivais de inverno, entre outras atrações.

Visitar a cidade de Ouro Preto no Inverno é sinônimo de encontrar muitas atividades no mês de julho, mês de sua fundação. Mas precisamente 8 de julho de 1649. E o festival de Ouro Preto de Inverno, vai de 8 a 23 de julho.

As festividades acontecem também nas cidades históricas de Mariana e João Molevarde.

O fórum das artes, é uma realização artistica e cultural patrocinada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Com o propósito de investir na produção e ocupação pública de bens culturais. Em 2017, o festival completou 50 anos de atividades na cidade.

A região é bem rica em história. Tanto em Ouro Preto quanto em Mariana, os monumentos históricos contam uma boa parte da história do Brasil. As suas igrejas e prédios antigos, minas que outrora foram as fontes de riquezas do país. E quem estudou a Inconfidência Mineira, por exemplo, sabe do que estou falando.

Nessas ruas, a história germina em cada esquina que presenciou a luta dos inconfidentes. Os grandes do passado, ajudaram a construir o que hoje é esse cenário histórico, e que está nos livros de história do ensino fundamental.

Ligue, por exemplo, o Aleijadinho e suas esculturas em Pedra Sabão, tão famosas nos manuais da nossa cultura. Não fica nisso. Existem muitas outras opções para você conhecer nesse lugar tão mágico e aconchegante. Seja durante o inverno, ou no verão.

Visite Ouro Preto no Inverno

A época para visitar é o que menos importa. As atrações mais peculiares estão lá a qualquer momento. O que faz de Ouro Preto um destino imperdível, dentre as cidades históricas de Minas Gerais.

Como Chegar?

Se você estiver em Belo Horizonte, a distância é de 98 quilômetros. Pegue a Rodovia BR 356 em direção ao Rio de Janeiro. A viagem dura aproximadamente 1:30 minutos de carro.

A partir do Rio de Janeiro, a viagem é bem mais longa. Nem por isso menos interessante. Pegue a rodovia BR 040. São 398 quilômetros ou cerca de 6 horas de viagem. Entre subidas e descidas de serras, o roteiro têm paisagens muito bonitas.

Onde se Hospedar?

Você têm a opção de fazer uma bate e volta a partir de Belo Horizonte. São paenas 98 quilômetros. Mas a melhor opção é mesmo se hospedar nas muitas pousadas de Ouro Preto ou Mariana.

A recomendação, é que, para assegurar um quarto de hotel, a reserva deve ser feita com bastante antecedência. A procura é alta e a cidade vive em constante alta estação. Se a sua visita for para o mês do festival e férias, julho, antecipe a reserva o máximo possível.

Veja aqui a nossa lista de pousadas e pequenos hotéis nas duas cidades.

O quê Visitar?

Se você estiver fisicamente preparado para subir e descer ladeiras, não vai faltar monumentos, museus e igrejas para se conhecer em Ouro Preto. São cerca de 75 Igrejas e capelas na cidade. Muitas das quais com acervos de valor histórico incalculáveis.

As Atrações de Ouro Preto no Inverno.

O festival de inverno é apenas uma das atrações, dentro das inúmera atrações de Ouro Preto e Mariana. O calendário é bem extenso. Mas eu só pude conferir o último dia dos eventos na cidade. Confira aqui o que aconteceu de 8 a 23 de julho de 2017. Se não foi desta vez, você pode se programar para 2018.

Por Dentro das Atrações.

Uma visita a Mina du Veloso da Capitania de Minas Gerais, em Vila Rica 1804(Ouro Preto). O propietário da Mina tinha em seu comando cerca de 88 escravos no trabalho da mineração.

Visitação diária das 9 às 18 horas. A visitação noturna também é possivel para grupos. Sob a orientação de um guia de turismo local.

Endereço: Rua Platina 34 – São Cristovão – ouro Preto. Telefone (31)3551-0792. Email: minaduveloso@gmail.com.

A Mina da Passagem é a mior Mina de Ouro do mundo, aberta a visitação pública. A descida para as galerias se faz de modo incomum, através de um troller, e que chega a 315 metros de extensão e 120 de profundidade.

A cinco minutos de Ouro Preto em direção a Mariana. Aberta à visitação pública de segunda a teça-feira das 9 às 17 horas. E de quartas a domingo das 9 às 17:30 horas. Telefone (31)3557- 5000. Email: minasdapassagem@minasdapassagem.com.br.

Circuito dos Museos:

Museo Aleijadinho – A maior parte do acervo se encontra em exposição permanente em quatro ambientes. Na sala da sacristia, Sala da Cripta, Igreja de São Francisco de Assis e na Igreja de Nossa senhora das Mercedes. Atualmente em reforma, a visitação fica prejudicada.

 Museo Casa dos Contos – originalmente, em 1784, foi residência e casa de contratos de arrecadação de impostos. Em 1789 serviu de prisão para os inconfidentes. Posteriormente, passou a ser a sede da administração e contabilidade pública da capitania de Minas Gerais.

Museo da Inconfidência – Aqui está uma exposição permanente, neste edifício construído no século XVIII. A casa da câmara e antiga prisão, com certeza guarda o acervo mais importante da história de Ouro Preto. Localização bem no centro da cidade, e também em frente, à praça onde acontece a maioria do eventos públicos de Ouro Preto.

Museo de Arte Sacra – o acervo é composto de móveis de diversas hirmandades da ordem terceira da paróquia do Pilar.

A lista de Museos não para por aqui. As visitas para os amantes destas casas de cultura pode continuar pelos Museo de Ciência e Tecnica da Escola de Minas, museo Casa Guinard, Museo do Oratório e o Museo das Reduções.

Sobre o autor: João Lucena

João Lucena foi Guia de Turismo, Agente de Viagens e proprietário de Agência de Viagem no Brasil. Mudou-se para os EUA ainda nos anos 80 e passou a atuar no setor hoteleiro e de restaurantes. Devido a paixão por viagens, dedica algumas horas diárias ao Viajando Online blog, trazendo dicas como; roteiros e destinos, promoções de passagens aéreas, hotéis, vistos de viagem e muito mais.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!