Autorização de Viagem para Menor Desacompanhado.

A temporada de férias se aproxima, e neste post de hoje vamos tirar algumas dúvidas dos pais e dos jovens que pretendem viajar desacompanhados. Tem sido frequente as perguntas sobre esse tema. Tanto aqui no Blog como em foros sobre viagem e turismo que participo, venho assistindo as inúmeras dúvidas dos viajantes. Para tentar ajuda-los, vamos mostrar o que é necessário para uma autorização de viagem Nacional e Internacional para o menor desacompanhado.

Primeiro, deve-se considerar menor, aquele  que ainda não completou 18 anos de idade. Neste caso, em viagem no território Nacional, o Pai, Mãe ou responsável, deve preencher um formulário de autorização de viagem. Deve-se procurar a Vara da Infância e da Juventude para expedir o documento. É aconselhado não esperar para a última hora, pois o documento na fica pronto no mesmo dia. O certo seria pelo menos 5 dias antes do embarque para a viagem.

Novas Regras para Viajar com Crianças para o Exterior.

Para viagens ao exterior a coisa é mais complicada, e por isso deve-se ter alguns cuidados com a documentação que você vai levar durante a viagem. Por exemplo; tire sempre duas cópias da autorização, caso uma precise ficar nas mão dos oficiais do aeroporto, no embarque.

A Polícia Federal elaborou um manual para informa a pais e pessoas menores viajando desacompanhadas. O manual está em PDF na página do orgão Federal. Lá está todas a dicas de como expedir as autorizações, a apresentação da documentação necessária, além dos formulários para o preenchimento.

Uma outra fonte de  pesquisa, é a página criada pelo Reinaldo Lopez, que é um funcionário da Vara da Infância e da Juventude do Foro de Jundiaí, em São Paulo. Esta página têm dicas preciosas e você pode conferir neste link.

O Link acima referente à Polícia Federal é a melhor fonte de informação para você. Leia essas dicas com  atenção, e tire cópias do formulário de autorização de viagem. Registrar esse documento em cartório com as assinaturas dos país ou responsáveis, é o primeiro passo. Porém outros documento serão necessário, dependendo do caso.

Se você ainda têm dúvidas, use o nosso perguntaço.

 

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!