Cartão Presente: O Caminho para Fugir do IOF Brasileiro

Em viagens para os Estados Unidos, você pode comprar um Cartão Presente para evitar os gastos extras com IOF, que o governo brasileiro acaba de adotar, também para os pre-pagos. Já que sua viagem ficou mais cara para o exterior, com essa nova medida do governo, no final de 2013, não têm como escapar. Ou dar, ou desse! Foi um presente de Grego, o que o governo têm adotado nos últimos três aos, com as cobrança desse imposto, que está tentando arrecadar uma fatia em cima dos seus gatos lá fora.

Bem, a coisa é bem complicada e cara, para todos os gatos feitos la fora. A quase três anos o governo adotou esse imposto para os cartões de crédito. Mas ai os viajantes passaram a adotar o uso dos pre-pagos, que tinham um custo de apenas 0.38% de IOF. Porém, desde dezembro de 2013, os pre-pagos estão com a mesma taxa, de 6.38%. Moral da história! não compensa mais usar os pre-pagos, já que sua viagem vai ficar cara do mesmo jeito.

Viajar com muito dinheiro papel, além de não ser aconselhável, é desconfortável, você pode ser roubado, perder o seu dinheiro. Ou alguma coisa do gênero. E o que fazer agora?

Aqui nos Estados Unidos existe o Cartão Presente(Gift Card). Muito popular em todos os estabelecimentos que usam as máquinas de cartão de crédito. E essa é talvez a modalidade que você deveria passar a usar em sua próxima visita nos states.

Como ele Funciona?

Primeiro, a facilidade para comprar. Ele pode ser comprado em supermercados, Farmácias e lojas de conveniências. Não existe nenhuma exigência, tipo; comprovação de residência no país e, não é pedido nenhum documento ao comprador. Têm um custo entre $3.95 para o American Express e de $5.95, para o Visa Mastercard. Mas têm limites de carregamento. $500 para o Visa/Master e de $1.000 para o American Express.

Vantagens!

A insegurança de carregar papel moeda é totalmente eliminada, a facilidade de pagar contas em lojas de roupas, eletrônicos, restaurantes, cafeterias, bares, teatros, ginásio de esporte, você pode fazer compras online, e o mais importante, a economia em relação aos gastos com outros tipos de cartão, pode chegar a 5%.

Você pode ter assistência para saber de suas transações, atraves de um número 1-800, como funciona para os demais tipos de cartões. Ou ainda checar as transações online, na página da operadora do cartão.

 Desvantagens!

Como nem tudo são flores, as desvantagens do Cartão presente, são as seguintes; Ele não pode ser usado para fazer saques e também não pode ser recarregado, a compra deve ser feita nos Estados Unidos e em dinheiro, para evitar a cobrança de IOF. Se a compra for feita no Brasil, pela internet, você não escapa do imposto. Portanto, para economizar, vai precisar usar papel moeda e comprar o cartão quando chegar aos Estados Unidos.

E você, já usou outra modalidade de pagamento, em viagens pelo exterior, para evitar a mordida do LEÃO brasileiro, em seus gastos com cartões de crédito e cartões pre-pagos? Deixe o seu comentário!

Se você gostou dessas informações, por favor, divulgue esse post nas redes sociais, Facebook, Google+, Twitter, ou qualquer outro que você frequenta. Obrigado!

6 Comentários

  1. Pingback: Nova York com o Dólar a R$4.50 - Viajando Online Blog

  2. Pingback: Nova York com o $ a R$4.50 - Viajando Online Blog

  3. Ana Clara disse:

    Boa noite! Pesquisando sobre as opções para fugir do IOF em uma viagem pra os EUA, achei, no site da Visa, o VTM americano. Você sabe se é uma opção viável? Posso adquirir um sendo brasileira? E podem depositar dinheiro nele aqui no Brasil? Muito Obrigada desde já!

    • Ana Clara, se você leu o post deve ter encontrado essas respostas lá, não. De qualquer forma, pode comprar no Brasil e regarregar aqui ou no Brasil, como preferir. O banco onde você comprar, vai te dar todas as coordenadas para utilizar em sua viagem, ok? e esta é uma opção muito viável e econômica, além de segura. Boa viagem!

  4. marys69M disse:

    Olá, me da um help? eles tem limites de 500,00 dolares certo? assim eu posso comprar varios de uma só vez? sem nenhum “problema”
    e por exemplo, se minha compra for de 600 dolares, eu posso usar dois cartões pra pagar numa boa?

    obrigada.

    • Sem dúvida, e o troco você receberá em dinheiro…

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!