Como Renovar um Visto Americano?

Uma das perguntas recorrentes aqui no Viajando Online Blog, é, Como Renovar um Visto Americano? é como deve ser feita essa renovação, preciso fazer entrevista novamente, preciso comparecer ao consulado, tenho que apresentar os documentos outra vez? entre outras. Para resolver esse problema de uma vez, vamos tentar trazer um passo-a-passo para você neste post de hoje, levando em conta que você nunca renovou um visto americano antes.

Os brasileiros que são portadores dos vistos com validade de 5 e 10 anos, em algumas categorias, são qualificados para renovação de suas autorizações de viagem para os Estados Unidos, sem passar por entrevistas na embaixada e consulados, desde que o visto ainda esteja válido, ou tenha vencido há menos de 48 meses.

São as seguintes as categorias:

B1 e B2 – Negócios e Turismo

C1/D – Transito para Tripulação

F – Estudante

M – Estudante de escola Técnica

Somente brasileiros vivendo no Brasil se qualificam para esse programa de renovação. Estrangeiros vivendo no Brasil, não fazem parte do programa. Já a renovação do visto de estudante(F e M), o solicitante só terá direito a renovação, se o pedido for feito para a mesma instituição de ensino.

Os portadores de vistos das demais categorias, poderão está isentos da entrevista no consulado, se estiverem renovando o visto de viagem para a mesma categoria, desde que o visto esteja válido, ou não tenha inspirado a mais de 12 meses. Lembrando que; o oficial consular pode solicitar a sua presença, se assim achar necessário.

algumas outras regras se aplicam para quem vai solicitar a renovação do visto americanos, a saber:

Se o seu visto foi concedido antes do dia 1 de julho de 2004, e foi aprovado com validade máxima(10 anos), para renovar, deverá fazer uma agendamento para o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto(CASV). Neste ocasião serão coletadas as impressões digitais e as fotos, também digitais. Mas não é necessário agendar entrevista para o orgão consular.

Se o seu visto foi solicitado quando você tinha menos de 14 anos de idade, ou têm um visto que foi emitido antes de 1 de julho de 2004, deverá marcar entrevista em um dos CASV e também no órgão consular(Embaixada/Consulado). Siga os procedimentos de entrevista, e como preencher o formulário, aqui.

Se o visto foi emitido depois de 1 de janeiro de 2008, não é necessário coletar as impressões digitais, desde que o visto não tenha vencido há mais de 48 meses. Mas será necessário marcar a entrevista nos CASV, somente para entregar os documentos, que também pode ser feito através de um representante legal(por procuração).

Nunca esquecer que a presença de seu passaporte antigo, com o visto vencido, é muito importante, caso não o tenha, poderá haver atraso. Portanto, é sempre bom manter uma cópia desse passaporte, em um lugar seguro, caso haja perda ou extravio.

1 Comentário

  1. Pingback: Passagens Aéreas para Miami.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!