Manual do Viajante: Você Vai Viajar de Avião pela Primeira Vez?

Eu tenho encontrado nas redes sociais e fóruns sobre viagens, um número exagerado de perguntas sobre os procedimentos quanto as viagens de avião. Para tentar esclarecer de uma vez esses questionamentos, o Viajando Online Blog resolveu listar as principais informações para quem vai viajar de avião pela primeira vez. Vou chama-lo de Manual do Viajante, mas você pode chamar como dicas para primeira viagem de avião.

Primeiro, você não deve se apavorar ou ter qualquer tipo de medo, pois o avião, é de longe o meio de transporte mais seguro do mundo. E, as grandes fabricantes deste aparelho fantástico, a cada geração de novas aeronaves, melhoram ainda mais a segurança para proporcionar voos ainda mais tranquilos. Com esse post de hoje vamos fazer um manual do viajante de avião de primeira viagem. Ele estará mais ou menos organizado em uma sequência de como será o seu procedimento.

Vamos começar pelo começo: Você vai viajar de avião pela primeira vez?

Onde comprar as minhas passagens?

As companhias aéreas têm as suas próprias lojas de venda de passagens. Na maioria das vezes você vai encontrar esses locais em pontos estratégicos, como aeroportos, hotéis e shopping centers. Outras opções são; agências  de viagens e sites na internet, como o Viajando Online Blog, além de outros.

Quais os documentos necessários para viajar?

Em viagens pelo Brasil, o passageiro maior de idade, somente precisa de um documento de identidade. A própria carteira de identidade, passaporte etc., é suficiente. Isso se aplica também para todos os países da América do Sul. Para menores de 16 anos, desacompanhados de um adulto, é necessário uma autorização do juizado de menores, para embarques em voos internacionais, principalmente. Neste caso, você vai precisar de um passaporte com pelo menos 6 meses de validade na data do embarque. Alguns países exigem um visto de viagem para brasileiros. Os vistos de viagens é um assunto muito extenso e falaremos disso em um outro artigo.

Que tipo de malas posso levar?

Em voos nacionais você pode levar duas malas por pessoas, com o peso máximo de 21 kilos, cada, e mais uma mochila, ou bolsa de mão, com até 5 kilos. As duas malas maiores, serão despachadas no balcão de atendimento, e você as receberá de volta no seu destino final. Essa bolsa de mão pode ser acomodada acima da sua cabeça, já dentro do avião, em compartimentos para esse fim. Em viagens internacionais, é permitido também duas malas, aqui com o peso máximo de 32 kilos. Aconselho à aqueles que vão ao exterior, deixar  bastante espaço vazio em suas malas, para acomodar as compras na volta. Pois caso exceda esse peso, vai pagar muito caro pelo excesso.

Com quanto tempo de antecedência preciso chegar no aeroporto?

Também com a distinção do tipo de viagem. Em viagens nacionais, você pode chegar com até uma hora antes do horário marcado para o seu voo. Para voos internacionais, é recomendado no mínimo duas horas de antecedência para fazer o check in. Eu pessoalmente, gosto de chegar com 2 horas e meia.

O que devo fazer no aeroporto?

Você deve procurar o balcão da empresa pela qual vai viajar e se dirigir aos atendente para fazer o check in. Aqui, você já deve está com os documentos de identidade e passaporte, se for para o exterior, em mãos e, apresenta-los juntamente com o bilhete de passagem para ele/ela fazer à sua identificação. Despachar as bagagens maiores e receber o cartão de embarque. Nesta hora o despachante vai lhe direcionar ao portão de embarque para o voo. Se tiver alguma dúvida, não existe em perguntar, eles estão ali pra isso. Confira se o seu nome está correto e se aquele é mesmo o destino da sua viagem.

O cartão de embarque, nesta hora,  é o seu documento de viagem mais importante. Além de identificar a pessoa, nele consta o número do voo, horário de partida e chegada, além do destino da viagem. Guarde-o com segurança após o embarque, caso você venha precisar mostra-lo novamente.

IMG_1717[1]

O que são escalas e conexões?

Em uma viagem aérea, você pode pegar um voo direto(sem paradas), com escalas(uma ou mais paradas até o destino final), ou conexões(quando você vai precisar trocar de avião) no trajeto da sua viagem. Isso tudo geralmente é explicado na compra do bilhete. Se você comprou online, essa opções também estarão lá. Mas como você é viajante de primeira viagem, faça sempre essas perguntas a quem estiver te vendendo uma passagem, assim evite transtornos.

IMG_1713[1]

Como sei quando e onde vou embarcar?

O despachante vai te dar todas as informações do horário de embarque(previsto) e portão de embarque. Ao se dirigir a esse portão, você vai passar pelo check point e, ali vários procedimentos de segurança serão feitos. Mostre o seu cartão de embarque, passe a mochila de mão no raio lazer. Você também pode checar o status do seu voo nas telas que ficam espalhadas pelo aeroporto.Esta é a melhor forma de você se manter informado se o voo está mesmo no horário. Um alerta, fique de olho em suas bagagem de mão, os larápios estão de olho em você e qualquer descuido, eles te levam uma mala.

Como nada é perfeito, provavelmente eu deva ter esquecido de uma coisa importante. Se você têm outras dicas para a primeira viagem de avião, deixe um comentário.

 

 

1 Comentário

  1. adeni araujo disse:

    AI PRIMEIRA VEZ VIAJO DE AVIAO ESTOU MUITO ANCIOSA

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!