O Que Você Ainda não Sabe Sobre o Visto Americano?

Um dos posts mais populares do Viajando Online Blog, que também recebe o maior número de comentários até hoje, Novas Regras para o Visto Americano a Partir de 7 Abril, tem atraído muitas perguntas dos mais variados tipos. principalmente aquele viajante de primeira viagem, ainda  é cheio de dúvidas. Neste post de hoje, vou tentar reunir a partir das dicas dos leitores do blog, em comentários aqui, responder algumas dessas dúvidas que ainda flutua na cabeça de quem vai solicitar um visto de viajem para os Estados Unidos.

Nome com Restrições no SPC e Receita Federal – Essa é a pergunta mais frequente entre todas. Se você tem alguma restrição no seu nome, em um desses orgãos de proteção ao crédito, diretamente, esta restrição não vai afetar na obtenção do visto. Por outro lado, se você não declara IR, pode ter mais dificuldade para ter o visto de viagem liberado. Eu particularmente considero o IR a melhor prova de sua situação financeira. Não estou sozinho, pois os oficiais do consulado atuam com essa linha de raciocínio.

Imóveis e Extratos Bancários –  A maioria das pessoas pensam que ter um bem imóvel ou móvel no nome, é a coisa mais importante. Nem tanto, mas ajuda na composição do seu perfil para análise pelos oficiais consular. Como nem todo mundo têm um imóvel, se esse for o seu caso, você pode concentrar o seu foco na sua movimentação bancária; conta corrente, poupança ou outros investimentos em moeda. Uma boa movimentação na conta, ou até mesmo uma linha de crédito fornecida pelo Banco, pode ser o caminho para provar a sua história financeira. O leitor Glauco, que acaba de tirar o seu visto, usou essa alternativa. Ele apresentou a carta do Banco com uma linha de crédito e teve o visto aprovado. Ele tem apenas 26 anos(imigrante em potencial), isento pelo Imposto de Renda e com um salário baixo.

Entrevista – O bicho papão para quem tenta um visto americano pela primeira vez, nem deveria assustar tanto assim. Se você ler os relatos de quem já tirou um visto americano(eles estão aqui nos comentários), vai perceber que pequenas atitudes vai te deixar mais confortável e confiantes diante dos oficiais. Primeiro tenha todos os documentos que você julgue necessários mostrar durante a entrevista. Segundo, olhe nos olhos do entrevistador e seja firme em suas respostas, lembrando que não deve mentir em hipótese nenhuma. Mesmo porque a mentira o deixará insegura, e você vai cair em contradição no decorrer da entrevista, vai por mim.

Visto Negado – É outra pergunta recorrente, e aqui vai as minhas dicas. Não importa há quanto tempo o seu visto foi negado, as suas informações continuam nos computadores do Departamento de Estado Americano para sempre. Você pode tentar o visto americano quantas vezes quiser, mas não tente ser mais experto do que eles, porque não vai funcionar. Se a sua situação financeira mudou, desde que tentou o visto pela última vez, e você tem como provar isso, tudo bem, mude as informações no formulário DS-160. Do contrário, não vai funcionar pra você. Da mesma forma se você já morou ilegalmente nos EUA.

Vínculo com o Brasil – No passado, quando a leva de imigrantes brasileiros para os Estados Unidos era desenfreada, a maioria queria trabalhar nos States para comprar uma casa, montar um negócio etc. O consulado continua com essa linha de raciocínio, ou seja, você precisa provar que tem um forte vínculo com Brasil. Seja através de uma situação financeira sólida ou qualquer outra ligação que te obrigue a retornar ao país. Conseguindo provar isso para os oficiais, o seu visto americano tem uma excelente chance de ser aprovado.

Como Vou Receber o Passaporte – Devido o impasse entre os Correios, CSC e a DHL que vem atrasando as entregas dos passaportes com o visto americano, a Embaixada e os Consulados, estão oferecendo os locais onde você pode retirar o seu documento. Esta é uma situação nova e deve durar até a solução do processo judicial dos correios.

E você, ainda tem dúvidas sobre o processo de tirar um visto americano, deixe aqui o seu comentário, ou mesmo faça a pergunta que ainda está caminhando pela sua cabeça.

 

 

2 Comentários

  1. carol disse:

    Estou aguardando a quase um mês a devolução do meu passaporte com o visto aprovado!! O que faço??

    • Caroline, não há muito a fazer. Se o seu visto foi aprovado, já deveria ter chegado. Cheque o número que eles te deram, para saber se já foi dispachado. Pode também ligar e convençar com eles.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!