A Exigência do Visto Americano Poderá Está com os Dias Contatos.

Desde 2011 que eu escrevo aqui sobre os trabalhos entre Brasil e Estados Unidos, para eliminar a exigência do visto americano para os brasileiros, que poderá a partir desta data, está com os dias contados. A contra-partida também é verdadeira, ou seja, o projeto que ainda é muito prematuro, entre os dois governos, prever a eliminação de visto também para americanos em viagens de férias ao Brasil.

A grande notícia é que hoje os Diplomatas das duas nações, começaram em Washington, os encontros para dar seguimento aos trabalhos em direção ao objetivo de eliminar por completo a exigência do Visto americano. Depois da visita do Prersidento Obama ao Brasil em 2011, onde ele fez a promessa de melhorar o atendimento na Embaixada e Consulados, o qual foi pronto atendido. O tempo de espera para uma entrevista deminuiu consideravelmente, e no período de um ano, o governo americano concedeu cerca de 1 milhão de vistos a brasileiros. Sendo um recorde no Brasil que também têm a mais baixa rejeição da história, 4%.

Novas Regras para o Visto Americano a Partir de 7 de Maio

A Emabaixada de Brasília e os Consulados do Rio de Janeiro e Recife, têm um tempo de espera de um dia para se fazer a entrevista. O Consulado de São Paulo ainda registra o maior tempo de espera, dois dias. Mas na mesma São Paulo, até o início de 2011, o tempo de espera era de até 50 dias. Hoje pode-se notar uma melhora considerável, além da caída brusca na taxa de rejeição.

Na melhoria do atendimento, faz parte os CASVs que foram abertos em cidades chaves. São Paulo, Rio de janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Nestes centros de atendimento, é onde os solicitantes têm o primeiro contato e deixa a documentação para análise, antes de ser entrevistado. Também será abertos dois novos Consulados, nas cidade de Porto Alegre e Belo Horizonte, prometidos para 2013 e 2014, respectivamente.

Porém o livre trânsito entre as duas nações ainda depende de vários ajustes, principalmente do lado brasileiro. O departamento de Estado Americano coloca regras e exigências para considerar uma nação apta a fazer parte do Visa Waiver. Nome dado ao programa que elimina a exigência do visto americano, a viajantes das 37 nações que fazem parte do programa.

Pelo lado brasileiro, existem alguns contras, que não favorece a aceitação do Brasil no programa Visa Waiver. Nos últimos anos o Brasil têm tido acirradas brigas contra os Estados Unidos na Organização do Comércio. Nestas peléias, o Brasil têm sido favorecido em todas elas, ganhando do primeiro ao último Round. Isso é sem dúvida um ponto para o Brasil ser precionado pelo Governo americano. Não querendo dizer que o Brasil terá de aceitar as imposições americanas.

Pelo lado Americano, têm o fato de o governo americano querer manter o fluxo de viajantes, tupiniquins e atrair cada vez mais turistas brasileiros para o seu país. Esse turista, há pelo menos 5 anos vem batendo recordes depois de recordes de gastos em solo americano. O departamento de Comércio também vem fazendo o seu lobismo junto ao senado e ao Departamento de Estado, para agilizar os trabalhos e facilitar o quanto antes a entrada do turista brasileiro no país. Portanto é  interesse dos americanos que o jogo se empatado e empatado e os dois vitoriosos ao mesmo tempo. Será?

E você o que acha deste embate, vai dar eliminação da exigência do visto americano para os brasileiros? deixe o seu comentário.

 

 

1 Comentário

  1. wilton disse:

    ola muito bom o seu documentário,a unica coisa q gostaria de lutar por ela,mesmo com meu vocabulário e conhecimento internacionais fraco,é defender q tambem somos americanos,quando se tratar de falar de brasil e estados unidos,deviamos falar.brasileiros e estadounidense,ou de governos,falarmos governo brasileiro e governo estadounidense.
    pois se falarmos governo americano estamos falando de:governo canadense,mexicano e os de sul america. perdao nao estou te reprovando apenas apoiando-me em ti com o conhecimento q tens pra fazer meu comentário e quem sabes possa ter efeito e mudar-mos isso rompendo com esse tabú obrigado.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!