A Segurança nos Voos Internacionais: Porquê Evitar a Palavra “Terrorismo”?

Quem nos últimos anos viajou pra fora do Brasil, sabe que a segurança nos voos internacionais, é realmente uma exigência séria. Estou falando para quem sai do Brasil, mas na verdade a coisa é mundial. Todo esse aparato de segurança que hoje existe nos aeroporto do mundo todo, na verdade começou a aparecer depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York. Não podemos esquecer, que desde então, o mundo mudou o setor aéreo, e segurança pouca é bobeira, considerando as inúmeras tentativas, depois de 2001, de novos atentados terroristas em voos, aqui mesmo nos Estados Unidos.

Se você nunca viajou para o exterior, mas tem planos de visitar algum país no futuro, fique alerta e saiba se comportar no embarque, desembarque e durante os voos. Jamais use termos e adjetivos relacionados a palavra “Terrorismo”, nos aeroportos e voos. A paranóia é geral no setor da aviação civil. Se você pensa que é brincadeira usar algum desses adjetivos, veja o que aconteceu com a brasileira Thaís Buratto da Silva, que neste domingo estava embarcando para Bali, na Indonésia.

Ela embarcaria no voo 922 da Qatar Airwyas e faria uma escala no país de mesmo nome, porém o destino final seria a Indonésia. No check, como é de praxe, ela teve de responder ao questionário. Esse questionário é para você declarar o que leva na bagagem(leia mais abaixo). Segundo noticiou a Folha de São Paulo, no final das respostas, o pai da passageira que se encontrava no check in, com ela, fez o seguinte comentário, “que bom que não acharam que você era terrorista”.

Apenas uma brincadeira, com certeza, mas esse tipo de comentário já levou pessoas para a cadeia aqui nos Estados Unidos. Foi o que aconteceu com um brasileiro no aeroporto de Miami, à cerca de 4 anos atrás. O fato é que Thaís não embarcou por questões de segurança, assim se manifestou a Qatar Airways.

Com toda essa paranóia, a segurança nos voos internacionais, quer saber o que você leva na sua bagagem, por isso que virou uma rotina para evitar atentados terroristas. Se no Brasil é assim, imagina aqui nos Estados Unidos, onde há sempre uma possibilidade de haver outros atentados.

Estamos te orientando para que você não venha passar pelos mesmos perrenhos de muitas outras pessoas. Aproveito para revelar uma lista do que pode e do que não pode ser levado em sua mala de mão, pelas mesmas questões de segurança. Leia aqui!

Conclusão. Não queira bancar nunca um herói, quando você não estiver ciente dos efeitos que a sua declaração pode causar. Qualquer menção a termos pejorativos ou que tenha alguma relação com a palavra terrorismo, se usado durante a sua viagem no exterior, pode te causar sérias dores de cabeça. Aqui nos Estados Unidos, são vários os casos que são revelados pela imprensa local. Posso garantir que essa garota de São Paulo e o pai dela, tiveram a sorte de não ir para a cadeia, porque estavam em casa.

E você, já passou por alguma situação complicada, em viagens de avião, por ter usado algum sinônimo da palavra terrorismo? conte pra nós!

 

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!