A Logistica Brasileira e o Papa Milagroso!

O mundo inteiro viu e desaprovou a logistica brasileira, ou a falta dela, durante a visita do Papa Francisco. Parece que o saldo é bem negativo, assim vejo. Nunca na história deste país, uma única cidade havia recebido tanta gente ao mesmo tempo, vidas de diferentes partes do mundo. E o que eles encontraram no Rio de Janeiro, durante esta última semana, foi muita desorganização, muita falta de informação para o turista, e definitivamente, a logística à brasileira não está preparada para os grandes eventos internacionais.

A folha de São Paulo fez um balanço da visita do Papa Francisco!

Desde a chagada do Santo Padre, já foi possível ver a desorganização, quando no trajeto do aeroporto à Catedral do Rio, o Papa teve de enfrentar uma multidão no engarrafamento deste percurso. É vergonhoso para o Brasil deixar isso acontecer para os olhos do mundo. Além de colocar a vida do Santo Padre, em cheque.

Um país que vai sediar uma copa do mundo, com duração de 30 dias, uma olimpíada, com duração de 30 dias, e ainda não têm infraestrutura para receber a multidão que deve chegar para assistir a esses eventos, não poderia competir com países que sabem como organizar um evento internacional. Ou seja, o Brasil não deveria ser sede de nada, pois os governos são incompetentes e desorganizados.

Existe uma total falta de coordenação ente os organizadores, como foi o cancelamento do maior evento do JMJ na região de Piritiba. Gastaram cerca de R$15 milhões em um terreno que já se sabia que era região de mangue. E ai?

No Rio, metrô quebrou e deixou centenas de pessoas a deriva, faltou ônibus para os peregrinos voltarem para casa no final de alguns dos eventos, dos quais as pessoas estavam participando, principalmente pela presença do Papa Francisco. Aliás, durante a Copa da Confederações, esse mesmo fato ocorreu na Arena Pernambuco. Imagino o que deve acontecer durante a Copa Mundo de 2014, que terá 12 cidades como sede da competição.

É por isso que o Brasil não consegue deslanchar como um destino internacional de viagens. Aliado aos grandes problemas de serviços básicos, de assistência ao turista, falta centros de informações, falta equipamentos(só tinha 2 detectores de metais para atender 13 mil pessoas que entraram na Basílica de Nossa Senhora), falta de segurança e, o crescimento da violência em todo o Brasil não pode esconder esse problema. E falta muitas coisas.

O Brasil está mais uma vez perdendo o bonde do crescimento(desenvolvimento), para o setor de viagens e turismo, também. Esse evento do JMJ e mais a copa e a olimpíada, são uma janela para o mundo. Se a organização não foi bem, o saldo é negativo e essas pessoas não volta e não recomendam o destino Brazil!

 

 

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!