E Depois das Olimpíadas Rio?

É… e depois das olimpíadas Rio? como você deve estar se sentindo hoje? A festa acabou e agora é hora da limpeza e da prestação de contas. Pois é, a conta é alta, mas precisa ser paga.

Maraca Stadium, world famous soccer stadium, originally built in 1950 to host FIFA World Cup. It will host 2014 World Cup and opening & closing ceremony of 2016 Rio Olympic, Rio de Janeiro, Brazil

Sabe aquele cara que está cheio de problemas, com dívidas no cartão de crédito. Já extrapolou o cheque especial e não sabe como vai resolver essas pendências? Mas mesmo assim resolve dar uma festa para os amigos para manter as aparências? E no dia seguinte uma ressaca em dose dupla bate à sua porta. Esse deve ser o sentimento do Rio de Janeiro nesta segunda-feira.

Foram anos de preparação e muito dinheiro investido nestes jogos olímpicos. Não resta dúvidas de que esses jogos irão trazer alguns benefícios para o turismo nacional. E principalmente para o Rio de Janeiro. Isso é muito positivo, e espero que essa vitrina traga frutos para o Brasil.

Mas na verdade os nosso governantes ainda não aprenderam a investir no Brasil. Isso continua preocupante. Considerando que o país têm muitos problemas de infra-estrutura em todos os setores.

O que quero dizer, é que se o Rio de Janeiro pôde investir todos esses milhões para sediar os Jogos olímpicos de verão, e que em apenas 4 ou 5 anos construiu toda essa estrutura, porquê não pôde investir na saúde, nas escolas e na segurança da cidade, por exemplo?

Fala-se muito no legado dos Jogos. Que legado é esse? Na verdade é muito pouco, considerando-se o que foi gasto.

Sim, é verdade que o Rio jamais será o mesmo. Mas os grandes problemas da cidade continuarão. Essa ressaca vai perdurar e os milhões gastos, apenas serviu para uma festa de 17 dias. E a conta ainda não foi paga.

A revista Fortune destacou que o Brasil já chegou no fundo do poço. Mas que a partir dos jogos, tudo pode acontecer, para melhor. Se for assim, o Brasil agradece. Mas sabemos que as coisas funcionam um pouco diferente por aqui.

E Depois das Olimpíadas Rio?

É o momento da limpeza, pois teremos as paralímpiadas já em setembro. Então não mudará nada por enquanto. Mas o Rio de Janeiro continua lindo.

Nesta segundo-feira o galeão deve bater o recorde histórico de embarques. Isso também conta para mostrar a capacidade de atendimento da infra-estrutura aero-portuária e turística da cidade.

Até aqui, tudo saiu as mil maravilhas. Se considerarmos que havia a possibilidade de catástrofe. Tanto na visão do brasileiro como no exterior. felizmente foi tudo bem. Apesar de a cidade não ter se preparado em todos os setores.

Mas um legado vai ficar. O transporte urbano e a zona portuário que foi vitalizada, ficam para serem usados pelos novos visitantes que devem desembarcar.

Com uma abertura estupenda e um encerramento também muito bonito, o Brasil saiu-se positivamente desses jogos. Assim descreve a imprensa internacional. As expectativas foram superadas e muitos turistas devem chegar ao Rio no futuro.

E depois da olimpíadas Rio, você pretende receber melhor os seus visitantes? Será que aprendeu um pouco mais como o turista estrangeiro é mais exigente, e quer ser bem tratado?

Em breve, chegou as paralimpiadas e a vitrina para o mundo continuou aberto. Tudo isso foi bom para a imagem da cidade, que é mais ligada a violência dos últimos tempos.

Mas o Rio de Janeiro continua lindo. É uma cidade como poucas no mundo. A sua paisagem, sua vida noturna e seus pontos turísticos falam por si só. É pena, porém, que a o violência seja tão grande.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!