Guarulhos Passa Por melhorias na Infraestrutura

Deu na imprensa.

A nova administradora do Aeroporto de Guarulhos(GRU Airport), em São Paulo, assumiu o camando do maior terminal de passageiros de avião do Brasil, nesta última sexta-feira, dia 16 de novembro.  Sendo um dos três aerportos já privatizado do país, Guarulhos vai passar por melhorias na infraestrutura, durante os próximos meses que antecede a Copa do Mundo de 2014. A nova concessionária vai administrar o equipamento pelos próximos 30 anos, com a possibilidade de renovação para mais 30 anos. Um novo terminal está sendo contruído, o terminal 3, um estacionamento com capacidade para 10 mil vagas de carro, uma estação de trem e mais uma loja de Free-shop, aumentado assim o conforto dos passageiros de voos internacionais que queiram comprar ao retornar ao Brasil, e salvar o imposto. Ainda será adicionado dois hotéis para os passageiros que tenham conecções para o dia seguinte.

Guarulhos(Cumbica), irá receber o que está sendo chamado de uma super estação de trem, com capacidade para receber três linhas de trem e uma de metrô. Em 2014 a primeira será a linha 13-Jade. Em 2016, portanto depois da Copa do Mundo, será a vez do trem expresso que sairá do centro de São Paulo. O metrô devrá ser inaugurado em 2017 e o Trem-Bala ou de Alta Velocidade(TAV), em 2019. Esse irá fazer as liagações entre São Paulo, Caminas(interior) e o Rio de Janeiro, sendo um projeto do Governo Federal. No projeto da nova estação de trem, já terá uma adaptação para interligar esta aos terminais de passageiros de Guarulho, atravez de um monotrilho, como já acontece nos mais modernos aeroportos do mundo.

Já sufocado pela falta de espaço de estacionamento, Guarulhos terá mais 10 mil vagas de carro até 2014.  Um novo prédio que será inaugurado com capacidade de 2,4 mil vagas no próximo ano, ameniza um pouco a situação. No início de novembro, foram adicionadas 500 vagas as já existentes 2.940 vagas. Aumentando a quantidade de vagas, o passageiro deverá também passar a economizar nos preços dos estacionamentos que é  absurdamente caro em Guarulhos, se não o mais caro do mundo.

As compras para quem chegar por Guarulhos, também vai ter novas opções, com mais um Free-Shop no terminal 3. O grupo internacional Dufry já têm 9 lojas de produtos importados e livres de imposto no aeroporto de Guarulhos. Em um projeto de $40 milhões até abril de 2013, vai ampliar as lojas do terminal 2, sendo uma no embarque e outra no desembarque. A loja do embarque passará de 385 para 1.100m2. A loja do desembarque passará dos atuais 1.500 para 3.100m2, oferecendo mais conforto aos passageiros. Ainda exite um projeto para mais uma loja de Free-Shop no terminal 3, para ser desenvolvido após a sua inauguração.

Fontes: o Estadão e o G1

 

 

 

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!