Lixo nas Ruas das Grandes Cidades Brasileiras Assusta Turistas Extrangeiros

O turismo internacional no Brasil, sempre esteve na pauta dos governos Estaduais e Federal(mas sem muita responsabilidade). Sendo considerado uma mina de ouro, pelo setor de viagens(operadoras e agências de viagens), hotéis, restaurantes etc, jamais teve a devida atenção por partes do governantes. Tenho assistido a muitos discursos políticos e a algumas ações isoladas. Ou melhor, alguns governos até tentaram, mas a falta de educação e informação da população, coloca em cheque a possibilidade de termos cidades limpas, por exemplo. O lixo nas ruas das grandes cidades brasileiras, é um problema crônico, e se acumula trazendo um aspecto de sujeira que não é visto na maiorias das cidades americanas e européias.

Os viajantes que chegam provenientes dos Estados Unidos, Europa e Ásia, se assustam com a falta de cuidado que nós brasileiros temos com as nossas cidades. Não conta as vezes, que amigos americanos fizeram essa observação. Até mesmo meu filho de 4 anos, que neste março de 2013, visitou o Brasil pela primeira vez, fez a seguinte observação pra mim. “Pai, nos Estados Unidos têm um lugar sujo como o Brasil”?

O Cartão postal do Brasil, “O Rio de Janeiro“, continua lindo, mas a lixaiada nas praias, precisa ser melhor coletado. E, finalmente o governo vai por em prática a lei que já existe desde 2001, mas nunca foi efetivada. Como essa lei do Rio de Janeiro, existe outros exemplos pelo Brasil afora. É neste momento que o governo falha. Existem leis, mas não são aplicadas, e existe uma população que precisa ser educada, como?

Resposta: Metendo a mão no bolso delas. Enquanto isso não for feito, o Brasil não melhora. Estamos falando de multar àquelas pessoas que jogam lixo nas ruas, às pessoas que não respeitam às leis de trânsito, blá, blá, blá!

Voltando à questão do Lixo nas Ruas do Rio, depois de ser adiada, finalmente, a partir de 20 de agosto, as multas serão aplicadas aos mão educados. Desde R$157 para quem jogar uma lata de refrigerante/cerveja, a R$3.000 para quem acumular o lixo na rua. Vamos torcer para que funcione!

País limpo, é país educado! faça a sua parte e se ver alguém praticando o impraticável, denuncie. É sua responsabilidade também educar o povo. É nossa responsabilidade, chamar a atenção da população para um problema de saúde pública, de limpesa, de divulagar bem as nossas cidades e, de receber bem os turistas, brasileiros e extrangeiros.

O problema não é só no Rio de Janeiro, é em todo o Brasil. Todas as grandes cidades, Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus, ou seja, de norte a Sul, precisam resolver o grande problema de lixo nas ruas.

E você o que acha da situação do lixo nas ruas das nossas cidades?

 

 

 

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!