Os Cubanos Estão Liberados para Viagens ao Exterior.

A Blogueira e ativista Cubana, dos direitos humanos, Yoani Sanchez, já pode comemorar a sua possível chance de viajar para fora de Cuba. Não somente ela, mas todos os Cubanos estão liberados para viagens ao exterior, a apartir do dia 14 de janeiro de 2013. O presidente Raúl Castro vai flexibilizar a política migratória daquele país, a qual já dura pra mais de 50 anos. Com a eliminação das licenças de saida, a grande maioria dos cubanos, somente vão precisar de um passaporte e um eventual visto de viagem para o país escolhido.

O Diário Oficial do país publicou hoje, dia 16 de outubro, o Decreto assinado pelo Presidente Raúl Castro e outras autoridades cubanas, eliminando a permissão de saída que as autoridades podiam conceder ou negar, mediante ao pagamente de uma taxa de $150.00. O Decreto também elimina a necessidade da “Carta Branca”. Esta era a carta convite de parentes ou amigos vivendo no exterior, a um custo de $200.00, para o solicitante da permissão. Outra novidade, é a extenção da permanência no exterior, de 11 para 24 meses(dois anos). Já os imigrantes cubanos vivendo em outros países, não serão mais cobrados pela entrada de volta a Cuba. Será também extendido o tempo de permanência no país, de 1 para 3 meses, com a possibilidade de o prazo ser extendio por mais 3 meses.

Apesar da abertura às viagens internacionais, a partir de janeiro de 2013, nem todos os cubanos terão esse privilégio. O passaporte e as permissões não irá atingir a um grupo de pessoas que o governo considera que elas não podem receber o documento. Elas são pessoas processadas pela justiça, devedores do Estado, entre outras. Porém outras categorias que não entram nesta lista de impedidos de sair do país, irão precisar de autorizações de seus superiores, para adquirir os documentos. Entre eles; Médicos, profissionais, militares, atletas de alto remdimento etc.

Já a blogueira Yoani Sanchez, está contando com o dia que a sua  saída de Cuba vai ser possível. Ela divugou no twitter hoje, que o seu visto de viagem já foi negado 20 vezes. Mas vai insistir na esperança que possa viajar assim que a Lei entar em vigor.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!