Primeira Viagem Para Cuba

A primeira viagem para Cuba, ou viagem inaugural, como preferir chamar, teve início hoje a partir de Miami nos Estados Unidos. Um momento histórico para as relações comerciais e políticas entre os dois países em mais de 50 anos. Desde a revolução cubana.

São muitas gerações de cubanos que nunca tiveram a liberdade de conhecer os Estados Unidos, há não ser por vias ilegais, cruzando o oceano em embarcações precárias. Impedidas de viajar livremente por essa ditadura castrista. Mas que a partir de agora poderão viajar para Miami e outras idades americanas.

Do outro lado, os americanos nunca foram bem visto pelo governo de Cuba. Mas que neste primeiro de maio 2016, embarcaram na primeira viagem para Cuba. Dando início no que deve ser um novo roteiro para milhões de americanos.

Primeira-Viagem-Para-Cuba-pela-carnivalPelo proximidade da Florida, Cuba deve se tornar um dos principais destinos de quem vive na região, e até mesmo em outras partes do país. Por várias razões; Cuba desperta curiosidade, está próxima aos Estados Unidos e têm uma povo maravilhoso. Pelo menos os vivem nos Estados Unidos.

Primeira Viagem para Cuba pela Carnival

A empresa de cruzeiro marítimos carnival organizou o primeiro embarque de americanos para a ilha de Fidel Castro. Sendo a primeira embarcação a zarpar para uma semana de cruzeiro por vários portos de Cuba.

São cerca de 700 passageiros que irão visitar primeiro Havana a partir desta segunda feira. Entre eles estão 6 cubanos americanos. Já que o governo de Cuba ainda não autorizou totalmente o embarque de cuabanos que vivem em Miami.

Por ser um viagem inaugural, os passageiros foram enquadrados em categorias. São 12 as categorias de viajantes americanos permitidos a viajar para a ilha. Elas determinam se o passageiro pode ou não obter o visto de viagem.

Durante a permanência na ilha, o viajantes terão de gravar as conversas entre eles e os moradores de Cuba. E ainda serão obrigadas a manter essas gravações por cinco anos.

A companhia de cruzeiro carnival, também terá a obrigação de acompanhar os passageiros durante a visita a ilha.

Ou seja, apesar da abertura da economia, mesmo que timidamente, o governo de Cuba ainda está impondo regras rígidas para que as pessoas que os visitem. Mesmo que esses visitantes venham a injetar dinheiro na economia local. O que deve impulsionar o crescimento econômico para números bem melhores do que têm sido nas últimas décadas.

A Carnival deverá fazer dois cruzeiros semanais para a ilha dos irmão Castro. Promovendo o intercâmbio econômico e cultural entre as duas nações, em mais de 50 anos.

A partir do Brasil, a primeira viagem para Cuba deveria ser feita pela Gol. Mas devido a situações do baixo crescimento econômico nosso, a Gol já anunciou o cancelamento do voo mesmo antes dele ser iniciado.

E você, gostaria de conhecer Cuba?

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!