Viagens aos Estados Unidos: Você Está Sendo Espionado

Você que está em viagens aos Estados Unidos sabia que também deve está sendo espionado pelo sistema de segurança nacional deste país? Não é de hoje que escutamos sobre a vigilância do governo nas ligações dentro, e para fora dos Estados Unidos. Nós que moramos aqui, estamos de certa forma acostumados com esse tipo de notícias, nos jornais e telejornais de toda à nação. O fato é que, desde o atentado do 11 de setembro de 2001, se não existia ainda essa vigilância, ela passou a existir, depois daquele trágico acontecimento. Sabemos que o americano ficou ainda mais paranóico depois dos atentado daquele ano, e outros que se seguiram, como o Boston, durante a tradicional maratona de 2013.

O Jovem Engenheiro Edward Snowden, que denunciou o governo americano, sobre a espionagem nas ligações telefônica e emails, de americanos ou não, a nível mundial, e que hoje se encontra de certa forma foragido, colocou ainda mais lenha na fogueira, nos últimos dias.

A última notícia agora é com relação aos brasileiros em viagens  aos Estados Unidos, ou brasileiros residentes no país. Que é o meu caso. Segundo o Portal G1, neste sábado, divulgou uma relações de pessoas oriundas da Rússia, China, Paquistão, Irã e Brasil, tiveram milhares de telefonemas, e mails pela  agência de espionagem americana NSA.

Para a diplomacia brasileira, isso deve ser um fato agravante para a relação entre os dois países. Porém, na minha opinião, para o viajante que vem a esse país fazer turismo, curtir suas férias e fazer compras, não deve ter nenhuma importância, já  que os motivos desta vigilância de telefonemas feitos e email enviados a partir dos Estados Unidos, é apenas na intenção de proteger a segurança de seu povo. Portanto, se você não é nenhum terrorista, ou não têm a menor habilidade no trato com armas de qualquer natureza, não têm com o que se preocupar.

Eu confesso que morando aqui por tantos anos e ter assistido aos atentados de 11 de setembro de 2011, acho que essa vigilância aos telefonemas é uma forma de garantir a segurança desta nação. É sabido dos diferentes grupos terroristas que estão prontos para atingir os Estados Unidos, e uma das formas de combate-los é vigiando. Particularmente, estou de acordo que vigiem a todos, pois moro aqui e quero a segurança que sempre tive.

E você, o que acha desta situação, está de acordo, ou é contra quanto a vigilância nos telefonemas de turistas brasileiros ou residentes brasileiros nos Estados Unidos?

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!