Visto Americano: Global Entry e Visa Waiver na Rota Brasileira

Vocês já perceberam como ficou mais fácil tirar um visto americano, nos últimos anos? Acredite, está bem mais fácil do que era nos anos 80 e 90. Mesmo assim precisamos ver mais progressos, e eles parecem estar a caminho. Como o plano Global Entry, que é um plano piloto para entrar em operação o mais possível, para viajantes dos dois países.

O Quê é o Global Entry – É um programa do Governo dos Estados Unidos que facilita a entrada de viajantes no país.

Tanto os Estados Unidos como o Brasil, têm interesses comuns para facilitar a entrada de pessoas dos dois países, quando viajando ao outro. Já há algum tempo, os dois governos estão trabalhando neste processo, que infelizmente, ainda vai levar um tempo para entrar em operação, se aprovado. Este programa é o chamado de Visa Waiver.

O Quê é Visa Waiver – É também um programa do governo americano, que elimina a necessidade de visto americano de viagem, para entrar no país. O Brasil poderá no futuro, vir a fazer parte deste seleto grupo de nações, onde os seus cidadãos, entram livrimente nos Estado Unidos, sem a necessidade de visto.

Mas até lá, ainda teremos que progredir em muitos aspectos, diante dos olhos do governo americano. Até esse dia chegar, alguns empresários brasileiros que viajam constatemente para os EUA, terão o privilégio de entrar neste plano piloto, chamado de Global Entry. O mesmo, era previsto ser usado por 1.500 viajantes de ambos os países, mas esse número foi reduzido para 100 brasileiros, e 100 americanos.

O acordo final deste projeto deve está pronto já em setembro, anunciou o nosso Ministro das Relações Exteriores, após encontro com o Secretário de Estado Americano, John Kerry, que esteve em Brasília nesta terça-feira. O Anúncio oficial será feito pela Presidenta Dilma Rousseff, em Washington, durante a sua visita oficial aos Estados Unidos.

Como vai Funcionar? os viajantes habilitados ao Global Entry, não estarão isento do visto de viagem, porém, terão um tratamento especial. Irão passar pelas autoridades alfandegárias através de acesso a um guichê eletrônicos. Os brasileiros escolhidos para esse primeiro teste, terão de pagar $100, pelo visto especial, que vale 5 anos.

Segundo informou a folha de São Paulo, os dois governo pretendem aumentar o número de participantes, antes desse prazo, mesmo que o período de vigência ainda esteja em debate.

Você aprova?

 

 

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!