Como Conseguir um Visto de Trabalho Americano?

Existe um programa de concessão de vistos americano para trabalhos temporários nos Estados Unidos que é conhecido como o H2B. O propenso candidato ao visto, primeiro tem de conseguir o empresário americano que esteja disposto a contratar um estrangeiro para realizar uma tarefa que seja considerada sazonal. Ou seja, estes vistos são concedidos apenas para trabalhos temporários e que não existem americanos que queiram fazer o mesmo tipo de serviço. Ou que não tem mão de obra sobrando no país, para o mesmo.

 

Bem, isso foi coisa do passado. Atualmente com a crise, o Departamento de Estado Americano tem notificado que a sua cota de vistos disponível para trabalhadores estrangeiros, não vem atingindo o total de vistos que o Departamento disponibiliza para outras nações. Em outras palavras, a crise econômica atingiu em cheio o setor de postos de trabalhos e um número menor de Empresários americanos estão buscando trabalhadores fora do país.

Mas mesmo assim existem casos em que as pessoas ainda tem chances de trabalhar pro Tio Sam. Os trabalhos que exigem menas qualificações como limpeza em hotéis e resort, camareiras, restaurantes internacionais e vários outros serviços em empresas de grandes portes como a Wall Market, é possível encontrar uma posição para o brasileiro que queira se aventurar nesta área.

E como conseguir um visto de trabalho americano? Bem, exitem algumas exigências para os candidatos as este tipo de visto. A primeira exigência, o mesmo deve ter noções básicas de inglês que seja suficiente para a comunicação. o programa e oferecido para pessoas entre 18 e 35 anos de idade. A duração do visto é entre 4 e 18 meses e este visto é conhecido como o H2B para trabalho sazonal. O candidato dever arcar com todas as despesas do visto e da passagem aérea.

Várias outras exigências se aplica as esses propensos solicitantes. Por exemplo. O empregador americano deve comunicar ao Departamento de Trabelho dos USA que o trabalho é temporário e que não existe americano disponível para realizar a tarefa.

O Departamento de imigração tem um número elevado de vistos anualmente para distribuir para vários países, incluindo o Brasil. Mas é importante lembrar que não é uma tarefa fácil nos dias atuais, visto que a nação passa por um crise econômica de grandes proporções desde 2008.

O visto classificado como H2B, não é o único tipo de visto de trabalho para os USA. Existem outros que exigem maior qualificação e que falarei em um próximo posto.

Se você tem alguma experiência ou vivência nos Estados Unidos através do visto de trabalho, compartilhe com essa comunidade o que você tirou de positivo ou negativo.

LEIA TAMBÉM:


http://www.viajandonlineblog.com/2012/04/novas-regras-para-o-visto-americano.html
http://www.viajandonlineblog.com/2012/04/oportunidades-para-quem-quer-estudar-no.html
http://www.viajandonlineblog.com/2012/04/os-melhores-aplicativos-de-iphone-para.html
http://www.viajandonlineblog.com/2012/03/o-visto-americano-subira-de-preco-em.html

9 Comentários

  1. Nath disse:

    Olá, tenho 18 estou no 3° ano do ensino médio, pretendo tentar o visto em Junho ou Julho pois meu namorado é residente dos EUA a 3 anos (ele possui o Green Card vem pro Brasil todo ano e fica cerca de uns 4 meses) gostaria de obter um visto de turista para poder visitá-lo sempre que puder (ele quem vai bancar tudo), acha que tenho chances de conseguir o visto? Devo falar que vou visitá-lo no dia da entrevista? O que fazer ?

    • Tem chances sim mas nunca fale que vai visitar alguem…

  2. Michelly disse:

    Quem tem restrição no CPF corre o risco de nao conseguir o visto?

  3. Tiababa disse:

    Ola, Joao, estou indo para Orlando e gostaria de presentear meu sobrinho que tem 21 anos, ele foi na entrevista e teve o visto negado por falta de vinculos fortes, ele trabalha com carteira registrada, porem ganha pouco, esta na faculdade no 7 semestre, nao pediram nenhum documento, nem mesmo a carta de custeio que eu havia feito, ja agendei para ele ir novamente e mostrar a carta, IR e demais do documentos que comprove que posso arcar com as despesas financeiras, qual a sua recomendacao? Posso ir junto na entrevista? Ou a mae dele pode ir junto? Como conduzir para nao negar novamente? E possivel a tia arcar com essa despesa e assumir o compromisso de ida e volt ao EUA? Ele precisa voltar para a faculdade e trabalho, me ajuda!

    • Tiababa disse:

      Joao, esqueci de comentar que na enterevista que ele fez informou que o pai dele esta desempregado, isso fica registrado?

      • Tudo que você falar lá fica registrado. O problema agora é esse, mas você deveria ir na entrevista com ele e lever todos esses documentos, incluisive o seu passaporte já com o visto. isso deve ajudar bastante!

        • Tiababa disse:

          Aqui em Sao Paulo geralmente nao deixam acompanhante entrar junto no Consulado, existe alguma regra? Ele e maior de idade, tem 21 anos. O que devo fazer para acompanha-lo? Alguma autorizacao especial?

          • É realmente, agora a única saída e vc colocar toda a documentação junto para ele apresentar no Consulado. Como ele está tirando o visto sozinho…

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!