Congresso se Reune para a V Semana do Turismo!

Apartir desta segunda-feira, 26 de setembro, estará sendo comemorado a V Semana do Turismo, que se estenderá até o dia 30 do corrente mês. A Comissão de Desenvolvimento Regional do Turismo do Senado Federal juntamente com a Comissão do Turismo da Câmara dos Deputados, vão se reunir no Congresso Nacional para discutir estratégias para o desenvolvimento do Turismo Nacional. Este já é a V evento que estes orgão do Governo realizam no Congresso. O Ministro do orgão máximo do Turismo do país estará presente juntamente com várias outras personalida ligados a outras instituições do setor de viagens. A programação está prevista para iniciar às 9 horas da manhã desta segunda-feira. se estendendo por toda a semana.

Veja aqui toda a programação deste evento

É bem verdade que existem alguns setores que realmente tentatm fazer o possível para que esta  industria se torne uma realidade no Brasil. Mas a grande maioria está mesmo é gastando saliva, como tem sido em toda a história. Todos sabem que a atividade do Turismo é uma das que mais crescem no mundo. Aqui no Brasil isto também tem sido uma realidade, apesar do descaso dos nossos governantes. Mas um evento como este, seria o momento para traçar metas e realiza-las. O que não acontece. Esperemos que o governo e seus diretores e presidentes de orãos publicos ligados ao setor de Viagens e Turismo, passem a tomar medidas concretas. Desta forma podemos ver um crescimento robusto do número de visitantes extrangeiros no País.

Apesar de toda falta de infraetruturo de Aeroportos, Portos, Estradas, Mão de Obra capacitada nos Hotéis e restaurantes, motoristas de taxis e Onibus  que falem outros idiomas e centros de informações de turismo por todo o país, mesmo assim, o país cresceu mais de 7% em 2010 com relação a 2009. Isso representa os desembarque de extrageiros. Ao mesmo tempo, o número de brasileiros voando dentro do Brasil cresceu mais de 12%. Ou seja, é uma realidade. O Turismo é uma realidade de crescimento em outros países, Porque não é no Brasil? Porque não é dada a devida atenção ao setor. Os investimentos anda a passos de tartaruga. Enquanto a Espanha que deve ter a mesma extensão territórial que tem a Bahia, recebe 10 vezes mais turista que recebe o Brasil. Qual é a explicação para tamanha disparidade. A explicação seria; não existe seriedade por parte dos nossos governantes. Eles não fazem o que prometem. Apenas gastam saliva ou fazem mãos investimentos.

Um outro setor que precisa urgente de investimentos pesados para receber bem o visitante extrangeiro, é o de segurança. Haja visto que a população do país parece que já se acostumou mesmo com a violência que empera nas ruas das grandes cidades. Mas o turista quando vem ao Brasil, antes de mais nada, vem gastar. Trazer riquesas para a nação. Este turista está tendo uma tratamento adequado? Claro que não. Ele é assaltado nas ruas, nas praias, nos hotéis e assim por diante. Quantos arratões são noticiados na imprensa por ano? e geralmente em hotéis que está hospedando extrangeiros.A segurança precisa de uma reestruturação urgente para melhorar a vitrine que o Brasil representa hoje no mundo.

Neste momento estamos tento o Rock’N Rio Music Festival. Local de grande concentração de pessoas. Só no primeiro dia de shows, 75 pessoas fizeram ocorrências policiais por furtos e roubos. Fora aquele que não fizeram o mesmo. Como já disse, o brasileiro também contribue para o que temos hoje. É certo que nem todos fazem essas ocorrências na polícia. Mas o que quero trazer a tona é o seguinte. Se no Rock ‘N Rio já se percebe o tamanho da violência contra os turistas, o que devemos esperar nos Jogos da Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016?  Os nossos turistas também estão desprotegidos e sendo assaltados todos os dias em pontos de visitação, restaurantes, bancos 24hs, nas praias. Assim como no Rock ‘N Rio.

A verdade é devemos cobrar aos responsáveis por investimentos do setor. O empresariado deveria se unir em torno desta questa e cobrar com veemência os investimentos para a infraestrutura do país como um todo. Não adianta nada promover eventos como a V Semana do Turismo, enquanto ao mesmo tempo nada é concretizado neste país quando se refere ao Turismo. E olha que não estou apenas me referindo ao turista extrangeiro não. O Brasil tem um grande postencial de crescimento de turismo interno. Mas o que acontece é que o brasileiro está preferindo viajar para New York, Londres, Paris ou Barcelona. Nestas cidades existem toda a infraestrutura para receber o visitante. Além da segurança de andar nas ruas sem o medo de serem assaltados. O que é mais importante.

ARTIGOS RECOMENDADOS:

Participe do Festival de Turismo de João Pessoa
Infraero Disponibiliza Informações do seu Vôo no Seu Computador.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!