Dicas para Quem Vai Viajar de Avião Nestas Férias


Final de ano chegando e as compras estão em alta. Típica da estão de natal e ano novo. É época também de muitas viagens pelo Brasil a fora e até para o exterior. Os aeroportos estarão cada vez mais lotados nestes próximos três meses. Portanto é hora de pensar e oganizar a sua viagem. Especialmente se for viajar de avião. Sabemos que os aeroportos brasileiros já não mais comporto o número de passageiros que cresce a cada dia. Fruto do crescimento econômico dos ultimos anos, é cada vez maior o número de passageiros em voos domésticos e  internacionai. Assim como tambem é grande o número de passageiros extrangeiros chegando ao país, para férias e negócios.

Se a sua viagem está marcada para este período de alta estação, tem algumas dicas que podem te auxiliar para que não passe perrenho. No embarque e desembarque. A primeira coisa é fazer o check in online. Desta forma evita-se as filas que são formadas para esse propósito.

Chegar entre uma e duas horas de antecedência é o mais seguro. Hoje com a prática do overbooking, o passageiro deve sempre antecipara a sua chegada ao aeroporto. Garantido a sua poltrona no avião. As empresas aéreas já estão considerando No-Show o passageiro que ainda não fez o check in há 30 minutos da partida da aeronáve.

Esta é a razão pela qual as compahias aéreas praticam o overbooking. A venda de bilhetes de passagem para determinado voo, além da capacidade da aeronave. Se algum passageiro não aparecer para o embarque  no tempo previsto, a sua cadeira é repassada para outro passgeiro. Mas se todos aparecerem para o embarque, a empresa aérea é obrigada a remanejar o excedente de passageiros para outros voos. Assunto para  um post futuro.

Uma vez na fila para despachar as bagagens, é momento de ficar atento ao movimento em sua volta. Não deixe as suas malas desprotegidas. Dê especial atenção as de mao. Essa são os principais alvos  do ladrões. Ao falar ao telefone, as pessoas ficam desatentas e podem ser surpreendidas no final da ligação. Portanto não moleza para não transformar o seu passeio em dor de cabeça. Nos aeroportos do Rio de Janeiro e são Paulo, já foram desarticuladas algumas quadrilhas internacional de furto de bagagens.

Leia 6 dicas para proteger as suas bagagens nos aeroportos.

Estes são conselhos que devem ser sempre postos em  prática em viagens pelo Brasil e viagens internacionais. Os aeroportos brasileiros são muito sucetíveis as ações do ladrões. Mas isso é um problema dos grandes aeroportos do mundo. Agora se você quer viajar ainda mais tranquilo, coloque em sua  bagage um bom seguro de viagem. Ele  protege a você e os seus pertences também.

Em caso de atraso de voos, as companhias aéreas são obrigadas a suprir as necessidades dos passageiros. Esse direito está previsto em lei. E você passageiro deve procurar a empresa e reivindica-los, que são; com uma hora de atraso, o passageiro já tem direito a crédito para celular, se precisar fazer alguma chamada telefônica. De uma a 2 horas de atraso, a empresa aérea é obrigada a pagar pelas refeirções e até transporte terrestre. Com quatro horas de atraso, a companhia aérea tem de providenciar hospedagem, transporte e todas as refeições. Não importa se é um ou mais pessoas, essee são os seus direitos. Faça valer. Mas isso não quer dizer que você precisa brigar com os funcionários desta empresa. Já presenciei senas de arrepiar no balcão de embarque. Mas isso não é necessário, com uma boa conversa, tudo se resolve.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!