Entrevistas para o Visto Americano.

A entrevista para o visto americano, sempre foi o “Calcanhar de Aquiles” para os solicitantes. Todos sabem das exigências do Consulado para conceder o bendito visto. É durante a entrevista que os agentes consulares determinam se aquele candidato é aprovado ou não. Mas as novas regras anunciadas na semana passada pelo Departamento de Estado Americano vai facilitar a vida de muitos viajantes. pelo menos para quem vai renovar.

Pelas novas regras, as pessoas que estejam renovando o visto por outro do mesmo tipo e que ainda esteja válido, ou que expirou a menos de 12 meses, não irá mais precisar ser entrevistado. Salvo os casos em que a representação consular, julgue necessário convocar o solicitante. Em todo caso, todos os solicitantes para renovação, deverão agendar uma data para comparecer ao consulado, para coleta de  dados biométricos e  digitais. Nesta visita não esquecer  de apresentar toda a  documentação exigida na solicitação do visto e ainda deve-se fazer o pagamento das taxas de entrega do passaporte.

Os solicitantes com até 15 anos de idade e que estejam solicitando o visto de turismo(B2), não será necessário o agendamento de  entrevista para essas pessoas. Nem mesmo comparecer a Embaixada ou Consulado. Mas para isto é preciso que nunca tenha tido um visto negado e ou cancelado anteriormente. Aqui também vale a regra de que os Diplomatas americanos podem solicitar, durante o processo,  a presença e entrevista de qualquer candidato ao visto.

 
Pessoas com mais de 66 anos de idade que estejam solicitando o visto de turismo(B2), ou turismo e negócios(B1/B2), também não está sendo exigido o comparecimento nos Consulados e Embaixada. E claro que a entrevista também não é necessária.

Também foi anunciado um novo website para agendar as entrevistas e outros serviços dos consulados. Mas o site só estará disponível a partir do dia 30 de abril. Até lá todos devem agendar na atual pagina.

 O post, novas regras para o visto americano a partir de 7 de maio, trás informações importantes para quem quer conhecer essas novas regras. A princípio a coisa vai ficar mais difícil para todos e, principalmente para quem mora em cidades que não tem uma representação Consular. A partir de maio, serão necessárias duas viagens aos novos postos de atendimento. A primeira para coleta de dados biométricos. A segunda viagem é a da entrevista. Mas isso só para quem está tirando o visto pela primeira vez.

Os postos avençado de atendimento em São Paulo serão; Em Pinheiros, na Rua São Guálter, 308 e outro na Rua José Maria Whitaker, 370. Eles irão também atender ao domingos. Outros posto foram prometidos para Brasília, Rio, Recife e Belo Horizonte, que também terá  um novo consulado juntamente com Porto Alegre. Ainda não se sabe quando.

 Use a caixa de comentários para dá a sua contribuição sobre esta matéria. Essas dicas tirou as suas dúvidas?

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!