Greve nas Embaixadas e Consulados Brasileiros ao Redor do Mundo.

Diplomatas e funcionários do Itamaraty pararam as suas funções em mais de 70 postos de embaixadas e consulados pelo mundo. Nos Estados Unidos, os consulados de New York, Boston, San Francisco e Houston não estão funcionando. Madri na Espanha, paris e Roma  na Europa,  Buenos Aires e Montevidéu na América do Sul, além de Pequim e Singapura na Asia.

                                              

Fato que jamais aconteceu na histórico do Ministério das Relações Exteriores, pode trazer efeitos danosos para brasileiros viajando pelo mundo e para aqueles que pretendem tirar vistos para viajar ao Brasil. Alguns consulados aderiram à greve apenas por um dia, mas informações do Sindicato da categoria informou que a greve por ser extendida até o dia 22 junho e dependendo das negociações, funcionário e Diplomatas podem ficar parados por tempo indeterminado.

O Site do Itamaraty não informa sobre a situação destes consulados no dia de hoje. Para quem têm viagem programada para os próximos dias, é bom ficar informado sobre esta greve, pois em caso de necessidade dos serviços consulares nos diversos países, saber como proceder é o caminho mais curto para não ter perrenhos durante as suas férias.

O Consulado de New York por exemplo, anunciou através de uma nota que não têm condições de prever o prazo de entrega dos pedidos de documentos solicitados a partir do dia 19 de junho.

Imagino a situação do viajante que precise de algum documento de última hora para poder continuar a sua viagem ou retornar alo Brasil. Como essas pessoas irão resolver os seus pedidos quando existe uma passagem marcada e um reserva de Hotel com dada de saída, quem vai pagar essa conta?

Se você conhece alguém em situação de desvantagem com relação aos serviços dos Consulados brasileiro pelo mundo, use a caixa abaixo para deixar o seu comentário.

3 Comentários

  1. A greve dos Funcionários de 139 Embaixadas e Consulados brasileiros pelo mundo, acabou nesta segunda-feira e já na terça todos esses escritórios devem está atendendo ao público em geral. Brasileiros viajando pelo mundo e pessoas interessadoas no visto de viagem para o Brasil, já podem se dirigir às representações diplomáticas. Finalmente!

  2. Fique de olha nas notícias pois esta greve pode acabar antes do esperado!

  3. Passei seis meses sem ver meu namorado australiano (que precisa de visto para vir a ca) que mora em Londres (que tambem aderiu a greve) e a unica chance de nos vermos ainda este ano seria agora em julho, mas por causa desta greve o nosso grande reencontro sera adiado para nao se sabe quando. Obrigada Brasil!

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!