Intercâmbio Cultural: Dicas para o Programa Jovens Embaixadores de 2013.

O Programa Jovens Embaixadores foi criando em 2002 com o objetivo de criar uma atitude positiva e auxiliar o estudante da rede pública brasileira em sua excelência acadêmica e torna-los cidadão mais participativos em suas comunidades. Assim como incentiva-los a atuar com mais afinco e ser exemplos para os seus colegas. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o ensino público de qualidade por meio dos participantes deste programa da Embaixada Americana no Brasil. Alguns requisitos são necessários para fazer parte do programa.

                                           

A participação pública e privada dos dois países, beneficia os participantes com uma viagem aos USA de três semanas. Os estudantes devem ter um excelente desempenho em seus estudos e serem fluentes em Inglês, além desem de uma classe sócio-econômica menos favorecida e estudantes de escolas públicas brasileiras. No histórico deve contar ainda algum trabalho voluntário e um perfil de líder para poder ser apto a participar do concurso. Se você têm esse perfil, pode fazer parte de um dos grupos do programa jovem embaixador do governo americano.

A programação oferece aos vencedores do concurso, uma viagem de três semanas, saindo em janeiro e na primeira semana já faz uma visita a Washington DC, capital americana. Além de conhecer a história e os pontos turísticos de Washington, participam de reuniões dos setores público e privado. Na segunda fase da viagem, os participantes são divididos em grupos e viajam para diferentes partes do país. É nesta fase que os estudantes brasileiros vão interagir com com pessoas na sua faixa etária. Serão hospedados por famílias americanas e assistirão aulas nas escolas do país. Também participam de programas sócias,  culturais, e de liderança. Também fazem apresentações sobre o Brasil.

Todas as despesas com a viagem é bancada pelo governo americano(embaixadas dos USA) e outros passeiros. Entre esse custos estão: Passagens aéreas, hospedagem e alimentação, seguro saúde para viagem, auxílio financeiro para compra de roupas de frio entre outras despesas. Já o estudante ou jovem embaixador, deverá custear o passaporte e ter dinheiro para as suas despesas pessoais como; telefonemas(Cujo o custo exceda o que já fornecido pelo programa), compras pessoais e qualquer outro custo que não esteja dentro do programa.

Para participar do Programa Jovem Embaixador Brasileiro precisa se enquadrar nos seguintes requisitos:
Ter um boa fluência oral e escrita da língua Inglesa, Ter entre 15 e 18 na data da viagem – nem mais nem menos, Ser aluno de nível médio da rede pública de ensino, Ter um excelente desempenho na sua escola, ter boa desenvoltura oral, com iniciativa e um perfil de líder, além de está envolvido em alguma atividade social e fazer parte da classe social menos favorecida.

Página no Facebook do Jovens Embaixadores. Aqui você interage com antigos participantes e tira as dúvidas de marinheiro de primeira viagem.

O programa para viajar em 2013 está com as inscrições abertas desde 23 de abril e vão até 5 de agosto. Para o próximo ano serão selecionados 35 estudantes da rede pública. Se você acha que preenche todos os requisitos, faça a sua inscrição a partir deste link e boa sorte.

Se você já participou deste intercâmbio cultural e gostaria de dividir as suas experiências com outros estudantes, respondendo a perguntas  e dúvidas para quem quer participar, deixe os seus comentários na caixa abaixo.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!