Mais Fortaleza Está com Muita Moral Mesmo…

Mais Fortaleza está com muita moral mesmo… foi a frase do Galvão Bueno em Rede Nacional de televisão, após o anúncio da FIFA sobre as sedes dos jogos da Copa das Confederações em 2013 e também dos Jogos da Copa do Mundo de 2014. É verdade, fortaleza será uma grande vitrine para o Brasil após esse dia 20 de Outubro de 2011.  Durante a competição de 2013, serão dois jogos. Um na primeira fase e outro nas semi-finais. É a única cidade do Nordeste que sediará jogos desta competição. Isso significa muitos turistas estrangeiros na cidade e uma pré-divulgação da cidade para o mundo. Jornalista estarão visitando Fortaleza muito antes desta competição acontecer. Mas a cidade estará preparada para o evento?


Na Copa do Mundo do ano seguinte, serão seis jogos na primeira fase a nas oitavas de finais. Mas o mais importante é que a seleção brasileira fará dois jogos na cidade durante a competição. Talvez seja a única cidade da Federação a receber a canarinha por duas vezes. É claro que se a seleção passar por todas as fases Belo Horinzonte e Brasília também terão esse privilégio. Mas Fortaleza já está confirmada como sede de dois jogos.


Fortaleza é uma cidade com forte vocação para o turismo. Assim vem se confirmando nos últimos 35 anos. Cada vez mais a cidade é visitada por brasileiros e estrangeiros. São vários voo internacionais aportando na cidade semanalmente. A tendência é que esse número de voos venha a crescer muito nos próximos anos. Com essa janela que começa a se abrir agora com a competição de 2013 e 2014, a cidade tem muitas chances de se tornar um destino turístico internacional muito importante. Aja visto que as lentes dos meios de comunicação do mundo estará visitando e divulgando a cidade para o resto do Planeta. Mas o que é que os Governos Estadual e Municipal e porque não falar o Federal, estão fazendo o que precisa ser feito para receber essa multidão que deverá a portar na cidade?


Ao que me lembre, uma linha de Metrô começou a ser construída a cerca de 13 anos atrás e ainda não está totalmente pronta. Existem outros projetos que nunca saíram do papel mas segundo as autoridades, deverão ficar prontos até o início da competição. Como ficarão prontos quando só restam três anos para os Jogos. É claro que a coisa deve continuar mais ou menos como estão. Com algumas melhorias aqui e ali. Enquanto isso, não está se pensando que este seria um grande momento para se repensar a Geografia da cidade e por em prática o plano diretor que jamais foi executado. Seria também o grande momento para colocar Fortaleza de uma vez por todas no mapa dos Grandes Roteiros de Viagens. Vocação a cidade tem, mas não tem um projeto de desenvolvimento consistente e a meu ver esse é o grande gargalo de Fortaleza e do resto do Brasil. A má administração poderá causar um grande dano a realização desta competição.

Neste quesito, vale lembrar também que a mobilidade de Fortaleza está cada dia pior. A cidade incha e a população já não mais consegue se mover sem perder um grande tempo no transito que é caótico. Cadê as novas avenidas? Agora imagine você como será os próximos anos com a chegada dos visitantes que deverão vir. Que imagem esses turistas terão e divulgarão após a visita a Fortaleza? Há que se repensar essa cidade como um destino turístico de muita importância para o Brasil. Não é só durante a Copa do Mundo, mas durante as próximas décadas. Aproveitando esse  momento e fazendo os investimentos necessários.

Algum progresso aconteceu. É o caso do Aeroporto Pinto Martins que recentemente em uma pesquisa da ANAC foi considerado o melhor aeroporto do Brasil. O Blog Melhores Destinos fez uma matéria sobre essa pesquisa e você pode ler aqui. Graças primeiro a construção do atual terminal ainda nos anos 90s, o nosso aeroporto atende bem ao número de visitantes que chega à cidade hoje. Mas até quando?  Existe um projeto para um segundo terminal de passageiros que também deve ficar pronto até a competição de 2014, segundo as autoridades. Mas esse é outro projeto que também não deve ficar pronto por ser uma construção de grandes proporções e o tempo não é tão largo assim.

Esperemos que os responsáveis pelos projetos de melhorias da cidade de Fortaleza cumpram as suas metas e a cidade se estruture adequadamente para receber bem o visitante que aportará à cidade nos próximos anos. Considerando que esse visitante é primeiramente uma grande fonte de renda e de divulgação dos nossos atrativos turísticos. Desta forma, os gastos em Estádios de Futebol como o Castelão, retornarão nos anos seguintes após a Copa do Mundo.  Assim essa frase,  Mais Fortaleza está com muita moral mesmo…,  só fará sentido se a cidade souber colher os frutos deste momento.

RECOMENDAMOS QUE LEIA TAMBÉM:

Aplicativos da Infraero Facilita a Vida dos Passageiros.
Baixa Temporada deverá Ter mais Turistas Europeus no Brasil.
Aventura Por Terra de New York a Fortaleza
Algumas Dicas para Visitar Jericoacoara.
Dicas para as Férias em fortaleza

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!