Consulado Americano Vai Melhorar o Atendimento em São Paulo.

Muitos muitos anos atrás  eu precisei tirar  um visto Americano pra fazer a minha primeira viagem para os Estados Unidos. Era princípio da decada de 80, a decada perdida. Naquela época conseguir um visto para os States era como se fosse um sonho. Mas eu consegui o meu. Os tempos mudaram muito neste ultimo 26 anos e hoje o Consulado Americano se adapta as necessidades dos viajantes brasileiros. Como o velho proverbio, “um dia é da caça e o outro do caçador”. É… a América também mudou e hoje precisa muito dos turistas do Brasil.  E, para isso estará fazendo muitas mudanças apartir de novembro de 2011. Para receber melhor aqueles que visitam o pais e gastam os ricos dollars na terra do Tio Sam.
Há dez anos o número de vistos negados para brasileiros chegava a cerca de 40%. Hoje não passa de 5% dos pedidos. Segundo o próprio Consulado. Mas isso poderá ficar ainda melhor, pois nos bastidores do Itamaraty e do Governo Americano, estão negociando para que o visto seja abolido completamente. Isso provavelmente ainda levará algum tempo. Mas o certo é que o brasileiro não está mais pretendendo lavar pratos nos restaurants de New York, Miami, Los Angeles.

As mudanças é uma tentativa do governo americano de atender o grande número de solicitação de vistos pelos brasileiros em São Paulo. Onde  o atendimento pretende mudar ainda este ano. O Consulado de São Pauloé o que mais emiti vistos dos Estados Unidos no mundo. A frente de ciddades como Pequim, Cidade do México e Bogotá. Este crecimento deverá aumentar ainda mais, haja visto que os ventos sopram a favor do Brasil neste momento. O orgão Diplomático Americano está super carregado e o tempo de espera para se conseguir uma entrevista, chaga a 120 dias. com a estalação de novos postos, este tempo também deve diminuir.
Em São Paulo, a princípio, o Consulado irá abrir de 3 a 5 postos de atendimento em vários locais da cidade, onde os interessados poderão tirar impressões digitais, leve seu formulário impresso pra tirar dúvidas e tirar as fotos necessárias para o visto. Estes pontos serão instalados em Shopping Mallsou novos centros de atendimento do próprio Consulado. Em locais ainda não indicados. Futuramente, este tipo de atendimento também irá se estender para Brasília, Rio de Janeiro e Recife. Cidades que já dispoe de consulados e o serviço também precisa ser melhorado devido ao mesmo problema, grande número de solicitações de vistos.

A idéia é diminuir o tempo de atendimento e assim aumentar o número de entrevistas das atuais 2.500 para 3.000. Só em São Paulo. Nestes postos de atendimento, os candidatos também poderão fazer correção em seus formulários que são preenchidos e enviados pela internet. Para isso será necessário que você leve uma copia impressa.  Nestes novos postos os candidatos terão de lever também os demais documentos exigidos, que são entre eles, a declaração do Imposto Renda. Este é um documento muito importante, se não o mais importante para quem vai a entrevista.
O mais é esperar até novembro para ver se haverá melhoras com os novos postos de atendiemnto.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!