Noticias: O que Aconteceu com o Seu Passaporte?

Os brasileiros que nos últimos meses deram entrada com a documentação solicitando um visto americano, estão passando um perrenho para ter o passaporte de volta com o devido visto de entrada no país ao norte do Equador. Se fosse só isso a coisa poderia nem ser tão ruim assim. Acontece que junto com os cerca de 700 passaportes, a documentação deixada no Consulado de São Paulo também se escafedeu. E agora quais são as explicações da missão diplomática americana?

Até o momento não existe explicações, mas o que mais se ver falar é o descontentamento de uns cem números de pessoas que não podem viajar e outros que já perderam as suas viagens por falta do documento. No início da semana o Blog Viaje na Viagem, publicou um relato de um de seus leitores o Edu Luz que deixou de viajar por falta do seu passaporte que o consulado não entregou no prazo máximo estipulado per ele mesmo que é de 15 dias.

Entre idas e vindas entre o consulado e a currier responsável pelo deleivery dos documentos, também parece não haver consenso e o compromisso com a verdade. A DHL, empresa responsável por estas entregas não deve está fazendo o seu dever de casa, já que o serviço falta atualizações com relação ao código que deveria ser repassado para o cliente, onde ele pode fazer o track do pacote. Ou seja, um verdadeiro caos para quem quer viajar e tirou o visto no consulado de São Paulo.

O Jornal o Estadão deste dia 14 de junho fez várias reportagens sobre o problema, sem verdadeiramente esclarecer o que está acontecendo e o porque do desaparecimento de tantos documento em período de tempo tão curto. Mas ao que parece, houve um confusão e troca de endereços para o envio destes documentos. Por outro lado, ainda não está claro se esses passaportes ainda se encontram no Consulado ou foram enviados para endereços não existentes. Se isso ocorreu, essa pessoas podem está correndo o risco de terem os seus dados roubados e um futuro de muitas dores de cabeça. esperemos que este não seja o caso.

Por ser um território americano, a investigação por parte das autoridades brasileiras só podem ser feita com a autorização do governo americano e isso seria um caso para a ação da Polícia Federal.

Todos os esforços que este órgão diplomático vem fazendo para atender um número cada vez maior de brasileiros parece que vai dar com os burros nágua com com estes acontecimentos. Esperemos que seja apenas uma falta de programação para atender este número recorde de solicitações e logo todas estas pessoas tenham os seus documentos e passaportes de volta. Mas como brasileiro que sou, tenho uma sensação de está há poucos dias de uma manchete de jornal não muito boa. Espero que estas pessoas não sejam mais um grupo de pessoas lesadas por quadrilhas especializadas em roubar dados pessoas para cometer outros crimes. Considerando que isso pode acontecer.

Ainda não se sabe o que aconteceu com o seu passaporte, mas estamos conectados e em breve notícias serão repassadas pela Embaixada de Brasília explicando e passando a essas pessoas as informações necessárias para terem os seus documentos de volta. Assim esperemos.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!