Novas Tarifas de Embarque nos Aeroportos do Brasil

Foi publicado hoje no Diário Oficial da União o novo aumento das tarifas de embarque nos aeroportos do Brasil. A Anac esclarece que essas novas tarifas não serão aplicadas nos aeroportos que serão concedidos a iniciativa privada, que são eles; Guarulhos em São Paulo, Viracopos em Campinas e Brasília. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante que foi privatizado em Agosto de 2011, também não entra neste reajuste. As tarifas de embarque destes quatros aeroportos continuarão as mesmas que são aplicadas atualmente.

 

Os reajustes destas tarifas aeroportuárias são anuais e corresponde a atualização monetária, realizadas por meio da aplicação do índice de preços ao consumidor. Segundo as regras, esse novos preços das taxas de embarque deverão entrar em vigor em um prazo mínimo de 45 dias a partir da sua publicação do Diário Oficial. Portanto elas deverão passar a ser cobradas em meados do mês de março de 2012

Segundo os dados do IPCA o reajuste deveria ser de 6.5% para o corrente ano. Mas esse alíquota foi reduzida para 4.4%, favorecendo em quase 2% em favor dos consumidores que na verdade já estão pagando muito pelos preços das passagens aéreas. As quais tiverão um alto reajuste durante o ano de 2011. Mas de qualquer maneira estes novos preços vai aumentar o custo da viagem aérea no Brasil.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!