Os Sabores da Gastronomia de São Paulo e Curitiba.

Fim de expediente é hora de juntar os amigos e relaxar, de preferência em volta de uma mesa com boa comida, bebida e bom papo. Para quem está em São Paulo e Curitiba existem ótimas opções de divertimento que aliam o objetivo de relaxar e viver um bom momento entre amigos. As duas cidades são referência quando o assunto é gastronomia e são capazes de agradar a paladares diversos, com comida típica ou culinária internacional – então pode procurar hospedagem em hotel para uma dessas duas capitais nas próximas férias e faça um bom agrado ao seu sistema digestivo.
                                                    
Quando alguém pensa em São Paulo é difícil até escolher aonde ir, já que a maior cidade do país cresceu recebendo gente do mundo todo. São mais de doze mil restaurantes na capital paulista que sofrem influência desde temperos tipicamente brasileiros a temperos vindos de vários países dos cinco continentes do mundo. O bairro da Liberdade é referência quando a escolha é a comida japonesa. Para quem gosta de uma boa massa o point é o bairro do Bixiga, e quem procura pelos tradicionais petiscos de bares e botecos o lugar certo é a Vila Madalena. Para apreciar um bom churrasco São Paulo oferece mais de 500 restaurantes, que atendem todos os gostos e bolsos. As consideradas melhores casas de carnes estão nos bairros de Itaim, Paraíso e Jardins. 
Em meio a tanta diversidade é possível encontrar pratos típicos que fazem lembrar o cotidiano do povo da capital paulista – além de, claro, achar hotéis baratos no centro de São Paulo. O Sanduíche de Mortadela é atração no Mercado Municipal da cidade. Feito tradicionalmente com pão francês e aproximadamente 250 gramas de mortadela, hoje já pode ser oferecido também com o acréscimo de queijo prato, alface e tomate.  Outra tradição que o paulistano oferece aos seus visitantes é o Virado à Paulista cuja identidade é ligada ao povo caipira e a tradição rural. Caracteriza-se pela comida simples, porém com qualidade, para dar força durante o dia de trabalho. É fácil encontra-lo no centro da cidade (como era servido no início), servido com feijão rodeado de farinha de milho, couve picada e refogada, arroz, ovo e bisteca de porco. Fechando a viagem gastronômica por São Paulo, não poderia faltar a pizza. Trazida pelos italianos – e aperfeiçoada pelos paulistas –, ela é a cara da cidade que não para.
Quem quiser buscar ótimos hotéis em Curitiba também vai se deliciar com a boa culinária da capital paranaense. A gastronomia da cidade sofreu grande influência dos imigrantes asiáticos e europeus. Além do churrasco, que tem forte ligação com o povo da região Sul do Brasil, é possível saborear frutos do mar, comida japonesa, italiana, suíça, espanhola, alemã, polonesa, árabe, entre outras, e também saborear chás em casas especializadas, além de cafés coloniais. 
Uma ótima opção de lazer num ambiente descontraído, mas com excelente qualidade de sabor é a Feira Gastronômica de Curitiba, ou simplesmente Feirinha do Batel, que fica no bairro que dá nome à feira. Lá se encontra comida japonesa, árabe e mexicana, dividindo espaço com a boa culinária brasileira. Outro reduto gastronômico que deve ser visitado é o de Santa Felicidade. O bairro é um antigo caminho dos tropeiros paulistas que viajavam em direção ao sul e abriga uma grande parte da colônia italiana na cidade. A região abriga cerca de 30 restaurantes, dentre eles o maior da América Latina, Madolosso, e aloja também vinícolas e cantinas de vinho. 
                                                  
Assim como São Paulo, mesmo tendo sofrido a influência de várias culturas, Curitiba também tem seus pratos típicos. O Barreado sofreu influência portuguesa, mas veio dos índios Carijós. O prato simboliza a fartura, festa e alegria. É feito com carne bovina, geralmente a parte usada é o rabo do boi, toucinho e temperos típicos da culinária paranaense. O Pinhão, semente da Araucária, árvore típica da região Sul, é usado em vários pratos, como o frango com polenta e pinhão e o bolinho de pinhão.
As duas cidades têm ótimas opções de lazer e boa comida. Agora é separar um tempo, reunir a turma e a família e se deliciar nessa viagem gastronômica que te leva a vários cantos do mundo sem tirar os pés do Brasil.
Anabela Calegaro é graduada em comunicação social e jornalista, está colaborando com o texto sobre Gastronomia nas cidades de São Paulo e Curitiba para o viajandonlineblog. Anabela também é colaboradora da pagina FalaTurista de reservas de Hotéis no Brassil e no Mundo.

LEIA TAMBÉM:


Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!