Pontos Turísticos de New York 1: Brooklyn Bridge.

Nos anos de 1800, New York City era simplesmente Manhattan e o Brooklyn era uma cidade independente, com uma população de aproximadamente  400.000 mil pessoas, porém com uma característica totalmente rural. Já New York, tinha duas vezes essa população e uma ponte seria a solução para fazer a conecção entre as duas cidades, além de levar desenvolvimento para o Brooklyn e dá acesso mais rápido aos  produtos entre as duas cidades. O acesso da população e de suprimentos sobre o Rio do Leste, por ser este local ao leste de Manhattan, sera a solução para diminuir o isolamento entre o Brooklyn e Manhattan.

 

Foi ai que surgiu em 1867, um grupo de empresários bem sucedidos, que juntos formaram a Companhia, The New York Bridge, com o proposito de construir e manter uma ponte sobre o East River(Rio do Leste). Sobre as regras do acordo, a cidade do Brooklyn, que seria a que mais iria se beneficiar com a ponte, destinou um montante de $3 milhões de Dólares, enquanto New York destinou apenas 1.5 milhões para a construção. Este acordo entre as duas cidades, dava ainda o direito da Companhia de cobrar pedágio dos pedestre e de todos os tipos de transportes. A mesma receberia uma percentagem de apenas 15% do montante cobrado, sendo o restante direcionado aos cofres do Brooklyn e New York.

 

Ela é a primeira e maior ponte do mundo, com uma extensão de 1.834 metros de comprimento, a ser construída em suspensão e segurada por cabos de aço. Na verdade foi a primeira ponte a ser  construída em aço e suas torres de suporte, já foram as estruturas mais altas de New York.

O montante estimado para construir a ponte na época, era de $7 milhões de dólares, no entanto, foram gastos 15.1 milhões, dos quais, $3.8 milhões foram destinados a desapropriações na região onde seria destindo a construção, e o restante foi destinado a construção propriamente dita. Foram anos de trabalho desde a sua concepção até o termino em 1883. Imigrantes trabalhavam sem nenhuma condição digna de segurança por exemplo.

 

Finalmente a Brooklyn Bridge foi inaugurada no dia 23 de maio de 1883. Foram convidados cerca de 14 mil pessoas para o evento, os quais receberam a ponte do presidente  Chester Arthur e do Governador Grover Cleveland que oficialmente. Depois da cerimônia de abertura, qualquer pessoa com centavo poderia cruzar a Brooklyn Bridge. Mas a primeira a cruzá-la foi uma das mentoras do projeto. Emily Roebling cruzou a ponte com Galo no colo, o qual representava o Símbolo da Vitória. Logo em seguido a ponte foi aberta para um rebanho de animais, carruagens carregadas e puxadas por cavalos.

 

Hoje essa ponte é um símbolo de NYC e de sua história e, é só a primeira a ter sido construída para dá acesso entre os cinco condados que formam a cidade de New York na atualidade. São várias outras pontes na paisagem de NY, porém a Brooklyn Bridge, é sem dúvida um ponto turístico para se visitar quando se está fazendo turismo em NY. Pode-se ter uma visão muito bonita de NY a partir da ponte e também se deleitar de um final de tarde deslumbrante, com um pô de sol inigualável.

1 Comentário

  1. Uma visita a Brooklyn Bridge estará, com certeza, no meu roteiro de viagem.

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!