São Paulo Enfrenta Problemas de Superlotação na Rede Hoteleira.


A maior rede hoteleira da América Latina que hoje conta com mais de 65 mil leitos de Hotel, a cidade de São Paulo passa por um problema sério para receber os visitantes que desembarcam à cidade. Está cada vez mais difícil encontrar vagas nos inúmeros estabelecimentos da cidade. O turismo de eventos cresce em números jamais vistos na história da cidade e em contra partida, o número de leitos não tem acompanhado esse crescimento vertiginoso do turismo na cidade. Só para se ter uma idéia, em 2004, a cidade ocupava a posição de número 84 em turismo de eventos, hoje ocupa a posição de número 18. Essa é a explicação para São Paulo receber tantos turistas.

A situação não tende a melhor em um curto período de tempo, pois os eventos nacionais e internacionais seguem crescendo ano a ano. Além do mais, várias empresas globais também estão aportando à cidade, devido ao crescimento econômico dos últimos ano. Isso significa mais viajantes chegando todos os dias para representar às suas corporações. A própria SPTurismo, empresa que cuida do setor de Turismo de São Paulo, confirma os dados e também está segura de que esse cenário está apenas no começo. Temos uma vitrine para o mundo hoje. O crescimento da nossa economia é uma fato positivo, porém a  cidade não se programou antecipadamente. A Associação Brasileira de Agentes de Viagens informou que só nos primeiros meses de 2011, o número de desembarque aumentou em mais de 30% em relação ao mesmo período do anto anterior, somente em São Paulo.

Esse problema de falta de hotéis em São Paulo deve persistir pelos próximos anos ou quem sabe até piorar, já que os investimentos não estão acompanhado a demanda dos turistas, executivos e pessoas de negócios que chegam a São Paulo todos os dias.  É um crescimento em Ascenção e o pico da pirâmide deve ser durantes os Jogos da Copa do Mundo em 2014. Evento de grandes proporções, a copa de 2014 vai se somar aos atuais 90 mil eventos que acontecem em São Paulo todos os anos. A cidade poderá ter problemas de acomodações durante os jogos. Se é que não já esta enfrentando serias restrições no setor hoteleiro. 

Somando-se a esse problema, a cidade enfrenta também sérios problemas de mobilidade. O Transito chega a ser caótico em certos setores e também nos horários de rush. Ainda pode se adicionar as super lotações que tem ocorridos no três aeroportos da cidade, Guarulho, Congonhas e Viracopos em Campinas. Isso não quer dizer que São Paulo é uma cidade para se evitar. Ela é na verdade uma das cidades mais cosmopolitanas do mundo. Tem atrações fantásticas para turistas. Os melhores restaurantes da cusinha internacional. É em São Paulo que se come a melhor pasta do Brasil. As casas noturnas são maravilhosas. Teatros e casas de show de padrão internacional, como o Brasileiro gosta de ouvir. Museus e centros culturais para quem tem uma caracteristica de buscar por cultura quando viaja.E assim por diante. São Paulo na verdade tem muito a oferecer aos seus visitantes.

Tudo que você tem de fazer ao planejar a sua viagem para São Paulo é se antecipar ao máximo a data de seu desembarque e reservar o hotel na  cidade para não correr o risco de terminar a noite em um Motel, se quiser ter uma cama para dormir. É o que esta acontecendo com aquele viajante desavisado que ao se deparar com a situação de não encontrar um quarto de hotel, termina tendo de aceitar qualquer opção.

RECOMENDAMOS QUE LEIA TAMBÉM:

Sejam bem vindos no Viajando Online Blog, e façam uma boa viagem!